O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) irá julgar na próxima terça-feira (08.09), ação cautelar interposta pelo ex-prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), em que ele pede para retornar ao comando da Prefeitura enquanto recorre da decisão que cassou seu diploma e o do seu vice, Wilton Coelho (PR).
Walace e Wiltinho alegam que a decisão do juiz da 58ª Zona Eleitoral, José Luiz Lindote está equivocada ao afastá-los dos cargos por suposto uso de caixa dois nas eleições de 2012, e pedem a reconsideração da decisão a fim de que seja conferido efeito suspensivo à sentença do juízo da primeira instância para retorná-los aos respectivos cargos.
Ainda, conforme eles, a representação eleitoral padece de vícios processuais graves, consubstanciados na inobservância do devido processo legal e no escárnio ao contraditório e à ampla defesa, ainda, que a decisão condenatória teria se pautado em provas obtidas por meio de métodos ilícitos.
No entanto, vale destacar que em 16 de junho deste ano, o Pleno do TRE/MT, por unanimidade, negou recurso do ex-prefeito e de seu vice, e manteve decisão da 1ª Instância que cassou seus registros de candidatura, os afastando dos cargos enquanto recorrem da decisão. Os membros do Pleno acompanharam o voto do relator, juiz Lídio Modesto, que destacou que o ex-prefeito e seu vice não acrescentaram elementos capazes de convencê-lo a respeito do desacerto da decisão proferida por Lindote.