VG Notícias
Prefeitura de VG irá lançar em agosto concurso público para preencher mais de 2,6 mil vagas
A Prefeitura de Várzea Grande irá lançar no próximo mês (agosto), concurso público para 2.690 vagas de nível fundamental, médio e superior. O concurso deve ser realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mesma instituição encarregada do concurso público do Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG). A Secretaria municipal de Administração iniciou em janeiro deste ano, levantamento para saber quantos servidores eram necessários, para atender a demanda em todas as pastas, - e concluíram no final de junho, conforme o secretário de Administração, Pablo Pereira.
De acordo com o secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Jaime Campos (DEM), a abertura de concurso público, segue uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT). “Nós temos centenas de pessoas contratadas, e por recomendação do próprio Tribunal de Contas de Mato Grosso, obrigatoriamente, teremos que estabelecer um novo concurso. Feito isso, foi aberto já no DAE/VG (Departamento de Água e Esgoto do município) e no próximo mês, nós estaremos abrindo aqui no município de Várzea Grande, na Prefeitura o concurso” afirmou recentemente o secretário.
Segundo Jaime, as vagas serão para todas as áreas, saúde, educação e administração. “Iremos oferecer vagas para os cargos de médicos, engenheiros, agente administrativos, professores, etc, etc. Será uma oportunidade ímpar, não só por termos esta abertura de novas vagas de trabalho e serviço em nosso município, mas, sobretudo, regularizarmos uma situação funcional de muitos daqueles que são contratados já algum tempo e por força de lei nós temos a obrigação de lançar este concurso aqui em nossa cidade”, destacou.
A prefeita Lucimar Campos (DEM), explicou que paulatinamente, com responsabilidade, sua gestão está fazendo o que determina a legislação e os órgãos de controle como o Tribunal de Contas de Mato Grosso, Ministério Público, Controladoria Geral entre outras, quanto ao ingresso nas carreiras do Poder Público.
A democrata enfatizou que os estudos apresentados, apontam impacto mínimo nas finanças públicas municipais, já que a maioria dos que forem aprovados, irá ocupar funções de servidores que atualmente exercem o cargo por meio de contrato temporário.
Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom/VG), 70% das 2.690 vagas, ou seja, 1.883 vagas serão para chamamento imediato e paulatino, de conformidade com a necessidade pública, enquanto as 807 vagas remanescentes, serão para cadastro de reserva ou eventual e futura convocação, lembrando que o concurso público tem validade por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.
Vale lembrar, que as inscrições para o concurso do DAE/VG encerram na próxima quinta-feira (13.07).