06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Sexta-feira, 18 de Março de 2016, 09:07 - A | A

Sexta-feira, 18 de Março de 2016, 09h:07 - A | A

SEM MERENDA ESCOLAR

Prefeitura “corta” repasse para entidades irregulares

A reportagem do VG Notícias não conseguiu contato com secretária Zilda Leite

Lucione Nazareth / VG Notícias

Para “forçar” as entidades filantrópicas de Várzea Grande regularizarem situação no município, já que muitas estavam irregulares, a Prefeitura Municipal cortou repasse para as instituições.

O corte do beneficio, que além de ajuda de custo – algo em torno de R$ 80,00 por criança, fornece merenda escolar, irá fazer com as instituições fechem as portas e parem o atendimento gratuito realizado às crianças especiais, e outras crianças com idades entre dois a 12 anos, conforme informou responsáveis por Instituições ouvidas pelo VG Notícias.

De acordo com a presidente do Instituto Educacional Luz da Manhã, localizado no bairro Jardim Paula II, Diane Maria de Almeida, em torno de oito instituições filantrópicas situadas na cidade estão funcionando sem receber os repasses financeiros do município e também sem o envio da merenda escolar. A medida, segundo ela, foi adotada na gestão de Zilda Leite frente à Secretaria Municipal de Educação.

“O grande problema enfrentado pelas instituições é o não enviou da merenda escolar por parte da Secretaria Municipal de Educação. Segundo nos foi informado, a secretária Zilda Leite determinou que não seja enviado nenhum tipo de alimentação para entidades filantrópicas, enquanto não for regularizado o convênio junto à Prefeitura”, declarou Diane.

A diretora disse ainda, que a maioria das entidades filantrópicas ainda não conseguiu regularizar sua situação junto ao município por não ter autorização de funcionamento, que de acordo com Daine, está previsto para ser aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, em maio deste ano.

“Em outros anos os convênios sempre foram assinados em meses como maio, junho, mas a merenda escolar sempre era enviada. Agora essa secretária Zilda está exigindo isso, e estão fazendo com que as entidades filantrópicas fechem as suas portas por não ter condições de bancar a merenda das crianças que frequentam as instituições”, enfatizou.

A responsável pela Creche Escola Crescendo Feliz, Delia Severino de Souza, disse que é lamentável a situação já que grande parte das crianças realiza a “única refeição do dia” nas entidades filantrópicas. “Como que vão ficar essas crianças que realizam a única refeição do dia na nossa instituição. Nosso coração está partido, mas já não temos condições de atendê-las sem a merenda escolar”, desabafou.

O Centro Educacional de Apoio a Família (bairro Jardim Glória II), que atende crianças no município no período da manhã, a responsável pela unidade, Suzeli Arruda, informou ao VG Notícias que só não fechará as portas porque os pais dos alunos estão ajudando na aquisição de merenda escolar.

“Os pais estão trazendo comida para instituição. Outro fator que nos ajuda, é que esse ano estamos atendendo somente no período da manhã, caso estivéssemos atendendo a tarde e de manhã, estaríamos com as mesmas dificuldades que as outras instituições”, declarou Suzeli.

Outro Lado – A reportagem entrou em contato com a secretária de Educação do município, Zilda Leite na quarta-feira (16.03). Em um primeiro momento uma servidora atendeu ao telefone de Zilda e informou que ela não poderia atender porque estava em uma reunião, e que retornaria a ligação assim que possível. Porém, não retornou o contato.

O VG Notícias voltou a ligar para a secretária, mas não obteve êxito novamente.

Já a Secretaria de Comunicação se pronunciou por meio de nota, confira:

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer tem parceria com instituições filantrópicas que abrigam crianças na pré-escola e creches. Porém, só é permitido firmar parcerias quando a instituição possuir toda a documentação legal exigida. As instituições citadas possuem pendências documentais e contratuais. Os convênios só serão firmados após regularização e aprovação do Conselho Municipal de Educação. Até a presente data, a Secretaria de Educação renovou convênios apenas  com 5 entidades, sendo elas, Centro Recanto Feliz Bem Aventurado Úrsula, O Pequeno Galileu, Centro Espírita Euripedes Barsanulfo, Associação Ecológica Centro Equoterapia Nativo e Centro Educacional de Apoio à Família.

A Secretaria de Educação manteve reuniões com todas as entidades filantrópicas, onde receberam orientações técnicas na regularização de suas pendências. Cientes dos fatos, as entidades terão que providenciar os devidos documentos para sua regularização,  e somente  após a regularização, é que a Secretaria passa a assinar o convênio. O repasse financeiro passa a valer na data da assinatura, não sendo permitido pagamento retroativo.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760