A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM) abriu processo licitatório para aquisição de arma de fogo, modelo pistola calibre 380. O pregão eletrônico 47/2016 ainda não está disponível no portal da Prefeitura, o que impossibilita saber, neste momento, quantas armas serão adquiridas e qual valor está previsto para ser gasto na aquisição do armamento.
A Democrata, também assinou um termo de Cooperação Técnica com Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MT) para fornecer qualificação profissional ao efetivo da Guarda Municipal do município e a regularização do porte de arma dos agentes junto à Polícia Federal.
De acordo com o Termo de Cooperação, publicado no Jornal Oficial dos Municípios (AMM) que circula nesta terça-feira (21.06), a SESP por meio da Polícia Militar irá ministrar aulas aos 152 agentes da Guarda Municipal para capacitá-los.
“Uma parte considerável do efetivo da Guarda Municipal foi formada há 14 anos, sendo necessário reciclar os conhecimentos adquiridos no curso de formação, tendo em vista ter sido o primeiro e único curso realizado pelos Guardas Municipais e qualificar melhor o nosso agente municipal de segurança com vistas a uniformizar o padrão de atendimento à sociedade várzea-grandense, sendo esta ação prevista no Objetivo 12 do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) desta Instituição”, diz trecho do Termo de Cooperação.
Conforme a publicação, os cursos estão sendo ministrados desde 13 de junho e se encerram no dia 28 de julho. No curso, os 152 GM’s estão divididos em cinco turmas, sendo destas, quatro com 30 alunos e uma com 32 alunos.
A carga horária é de 82 horas aulas para cada turma, totalizando a carga horaria de 410 horas aulas.