O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral julga neste momento, quinta-feira (28.01) – às 09h10min -, recurso do ex-prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), e de seu vice, Wilton Coelho – popular Wiltinho (PR), que pede o retorno ao comando da Prefeitura municipal.
Acusados de “prática de captação e gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais – popular caixa dois” na campanha de 2012, Walace e Wiltinho tentam derrubar decisão proferida pelo juiz da 58ª Zona Eleitoral, José Luiz Lindote, que em 05 de maio de 2015, cassou seus registros de candidatura e determinou a posse imediata de Lucimar Campos (DEM), e seu vice, Arilson Arruda (PSD).
Atualizada às 09h20min – Por unanimidade o Pleno negou as preliminares apresentadas pela defesa de Walace e Wiltinho, alegando “cerceamento de defesa”.
Atualizada às 09h26min - O Pleno também negou os recursos do ex-prefeito para protelar o mérito da ação, e os recursos apresentados pela defesa do peemedebista alegando ofensa a segurança jurídica. Neste momento, o Pleno passará a votar pelo mérito da ação.
Atualizada às 09h50min - Três membros do Pleno já votaram para manter a sentença de primeira instância, ou seja, pela cassação de registro de Walace e Wiltinho, são eles: o relator, juiz Ricardo Almeida, juiz Lídio Modesto e o jurista Flávio Bertin. Neste momento, Paulo Sodré vota. Ele elogia a sentença e tudo indica que irá acompanhar o voto do relator. Segundo ele, ficou demonstrado a triangulação no caixa dois, durante a campanha de Walace e Wiltinho, conforme denunciado pelo Ministério Público Eleitoral.
Atualizada às 09h57min - Por unanimidade o Pleno do TRE/MT manteve a decisão que cassou o registro de candidatura de Walace e Wiltinho e os manteve afastados da Prefeitura de Várzea Grande. Lucimar e Arilson continuam prefeita e vice, respectivamente. Vale destacar que cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral.