Por conta das altas temperaturas e baixa umidade do ar em todo o Estado de Mato Grosso, a Secretaria de Educação de Várzea Grande suspendeu a educação física para 30 mil alunos da rede básica de ensino.
De acordo com a Prefeitura do município, ao invés de exercícios nas quadras esportivas, estão sendo realizadas atividades lúdicas e intelectuais em sala de aula, como filmes, leitura e jogos interativos. Ainda, seguindo as recomendações, atividades físicas só poderão ser realizadas antes das 10 horas da manhã e após 16 horas da tarde.
As unidades escolares devem manter as salas de aula e espaços educativos arejados e ventilados e, em ambientes com ar condicionado será necessário que haja a umidificação do ar. Além disso, a equipe gestora e professores das escolas serão responsáveis por orientar e proporcionar a hidratação dos alunos, durante a permanência no ambiente escolar. Ainda, o coordenador pedagógico de cada escola deverá orientar os professores e demais profissionais que atuam naquele ambiente quanto ao desenvolvimento das atividades. Professores de educação física devem contribuir com a coordenação visando o desenvolvimento dessas atividades.
“Não há necessidade de suspensão das aulas, mas de adequação das atividades, até mesmo para o melhor aproveitamento do aprendizado e para ter a certeza de que as crianças estão fazendo a hidratação correta nesse período até a chegada das chuvas”, pontuou a prefeita Lucimar Campos (DEM).
Ainda segundo a gestão, a onda de calor estacionada sobre Mato Grosso vem exigindo medidas extras de atenção e cuidados com a saúde, especialmente de crianças, idosos e de pessoas portadoras de doenças crônicas.
Na secretaria de Saúde, os Agentes Comunitários de Saúde que passam boa parte do dia na rua, visitando moradores, a rotina foi alterada. “Oito horas da manhã já está quente e seco, não tem como manter, pelo menos por esses dias, os agentes nas ruas. Todos estão trabalhando nas unidades de saúde de referência dos bairros aonde atuam, reforçando o atendimento”, explicou o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes. (Com Secom/VG).
Algumas dicas:
· Uso de umidificadores, toalhas umedecidas ou baldes com água nos ambientes da casa;
· Uso de filtro solar;
· Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia;
· Pessoas com problemas respiratórios e cardiológicos devem procurar um médico especialista;
· Evitar esforço físico intenso, principalmente nas escolas, cancelando atividades físicas para as crianças;