10 de Janeiro de 2025
10 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2015, 11:09 - A | A

Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2015, 11h:09 - A | A

Sem critérios

Pessoas de Jaciara e Rondonópolis constavam na lista de contemplados do Minha Casa, Minha Vida de VG

O município deve lançar nos próximos dias novo edital para substituir esses contratos irregulares.

Rojane Marta/VG Notícias

A escolha dos contemplados do programa federal Minha Casa, Minha Vida, de Várzea Grande, referente aos residenciais: São Benedito, Jequetibá, Colinas Douradas - Primeira Etapa, na gestão Walace Guimarães (PMDB), não teve nenhum critério e devido a várias irregularidades detectadas, mais de 40% dos contratos foram cancelados.

De acordo com o secretário Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, Adilson Arruda, até pessoas de Jaciara e Rondonópolis, além de outros municípios, constavam na lista dos contemplados dos residenciais de Várzea Grande.

Adilson contou que ao assumir a pasta recebeu inúmeras denúncias de irregularidades nos critérios da seleção para aquisição da casa própria, e por isso, a prefeita Lucimar Campos (DEM), determinou a imediata suspensão dos editais. Clique e confira matéria relacionada.

“De imediato a prefeita Lucimar cancelou todos os editais que estavam praticamente prontos para essas pessoas serem contempladas. Pedimos todos os contratos de volta para o Banco do Brasil e para a Caixa Econômica, para fazermos uma reanalise criteriosa em todos os contratos. Para nossa surpresa, deparamos com 40% das pessoas que teoricamente seriam contempladas com contratos irregulares” destacou.

Segundo Adilson, a maioria não estava em situações de vulnerabilidade social, além de ter detectado que pessoas de outros municípios foram contempladas com o programa de moradia popular em Várzea Grande. “Equipe da Secretaria checou contrato por contrato in loco, e constatou que não existiam, na maioria dos casos, questões de vulnerabilidade social. Ainda, deparamos entre os contemplados, com pessoas de outros municípios, a exemplo de Jaciara e Rondonópolis, com contratos aprovados no programa de Várzea Grande, que deve contemplar apenas os moradores daqui” disse.

Arruda afirmou que o município deve lançar nos próximos dias novo edital para substituir esses contratos irregulares. “Nos próximos dias vamos lançar novos editais para esses residenciais, com novos contemplados. Aquelas pessoas que estavam nos editais anteriores, e que estavam com os cadastros corretos, sem irregularidades, irão permanecer. Já aquelas pessoas que tiveram os contratos indeferidos, com irregularidade, novas famílias serão contempladas no lugar dessas pessoas irregulares” explicou.

O secretário declarou que em torno de 18 mil pessoas aguardam na fila para serem contempladas. “Fizemos um trabalho criterioso para reposição dessas famílias. Temos em torno de 18 mil cadastros de famílias necessitadas, então, fizemos um trabalho em conjunto com o Ministério Público do Estado, onde o órgão nos orientou para sermos criteriosos e darmos prioridade para as pessoas que tinham a pré-inscrição, e assim contemplarmos aquelas mais necessitadas” finalizou.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760