O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) inaugurou nesta segunda-feira (19.02), o segundo ponto de atendimento a biometria e revisão eleitoral no 2º Batalhão de Bombeiro Militar, localizado na avenida Castelo Branco, em Várzea Grande. O ponto de atendimento tem capacidade para atender 120 eleitores e funciona das 13h às 18horas.
De acordo com o coronel Alessandro Borges do Corpo de Bombeiros, a instituição cedeu a estrutura e cinco militares para fazer o atendimento no local.
“O Corpo de Bombeiros se colocou à disposição do TRE para montar um posto em Várzea Grande, tendo em vista que tem poucos pontos de atendimento, colocamos nossa estrutura, uma sala e cinco militares para atender até 120 pessoas”, afirmou.
Sobre a parceria, o diretor-geral do TRE-MT, Nilson Bezerra explicou que o tribunal fornece computadores e os kits biométricos, além do profissional que dará supervisão e treinamento para essas equipes de funcionários.
“A parceria com o Corpo de Bombeiros, assim como as demais parcerias entre os órgãos parceiros, eles cedem o espaço físico, as pessoas para atender e a possibilidades de utilizar os links de dados da própria instituição. É claro que em situações especiais, como em entidades privadas, o Tribunal fornece os servidores para atender, mas na instituição pública o servidor da instituição é que trabalha”, afirmou.
O corregedor-geral, desembargador Pedro Sakamoto, destacou que além deste, outros três novos postos serão inaugurados dentro do município em 15 dias.
“Estamos abrindo postos no Shopping de Várzea Grande, outro no Univag e outro aqui na Câmara Municipal, na quarta-feira (21). E estamos vendo se há possibilidade inclusive no Fórum. A princípio estamos vendo a possibilidade de inaugurar nessa semana todos os postos, mas ainda depende do Corpo Técnico, da TI do setor de informática para que haja a instalação desses kits de biometria, então pode ser que demore uns 15 dias”, relatou o presidente.
Pedro Sakamoto destacou ainda a importância do eleitor várzea-grandense procurar os postos de atendimento para fazer a biometria.
“Todos terão que fazer a biometria aqui em Várzea Grande, em especial a revisão que vai até trinta de março e a biometria até nove de maio, quando encerra o cadastro. Então, nós pedimos a toda a população para que colabore com a Justiça Eleitoral e procure um destes postos de atendimento e façam não só a biometria como a revisão e também o alistamento para quem nunca teve título, e também a transferência daqueles que são de outros Estados, ou de outros municípios”, destacou Sakamoto.
Segundo o juiz da 20ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, Carlos José Rondon Luz, o novo espaço deverá aumentar a possibilidade de atender a população com mais comodidade e sem atropelos: “No início houve uma demanda reprimida que precisou ser atendida, então a finalidade de ampliação de horários e locais de atendimento é justamente suprir essa demanda e facilitar a vida do cidadão”, concluiu.