Com objetivo de fomentar o turismo em Várzea Grande, o governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal, está realizando uma “oficina” para debater as demandas do setor em prol de desenvolver o potencial turístico do município. A “oficina” iniciou nesta quarta (02) e se encerra amanhã (03).
De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento de Turismo do Estado, Luiz Carlos Nigro, a “oficina” vem sendo realizada em municípios do Estado com potencial turístico, para elencar os problemas e buscar soluções para “fomentar” o turismo local.
“Principal objetivo é buscar os problemas. O que precisa de estrutura. Quais são as necessidades da comunidade, dos empresários, da Prefeitura Municipal, para que o Estado possa montar um plano de ação para ano que vem começar a trabalhar em cima de projetos. Com os projetos buscar os recursos necessários para realizarmos esse plano de ação”, explicou.
Conforme ele, entre as ações que devem ser desenvolvidas a partir de 2016, pelo governo do Estado, está à revitalização das estradas, e realização de programas de segurança alimentar para os restaurantes – exemplificando os estabelecimentos situados na Comunidade de Bonsucesso em Várzea Grande.
“Esse trabalho também é importante para desenvolvimento do turismo de Várzea Grande”, destacou.
Além disso, ele apontou que fomentar o turismo de Várzea Grande é importante porque o município é a “porta de entrada” do turismo de Mato Grosso.
O secretário Desenvolvimento Urbano Econômico e Turismo de Várzea Grande, Adilson Arruda, disse que o evento é importante para que o município possa desenvolver a sua parte turística.
“Essa oficina é um ponto importantíssimo para a cidade. Ela é como se fosse uma semente, onde vários seguimentos da sociedade estão participando dessa oficina fazendo um diagnóstico do turismo local. Com diagnóstico vamos poder fazer com que o turismo seja realmente desenvolvido em Várzea Grande, uma vez que temos grande carência na cidade” finalizou.
A oficina já foi realizada nos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres, Cáceres, Juscimeira, São Pedro da Cipa Jaciara, Dom Aquino, Distrito de Bom Jardim, Poconé, Barrão do Melgaço e Santo Antônio do Leverger.