18 de Novembro de 2024
18 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Terça-feira, 01 de Novembro de 2016, 11:44 - A | A

Terça-feira, 01 de Novembro de 2016, 11h:44 - A | A

em execução

Obras do PAC garante saneamento e infraestrutura a bairros de VG

Redação VG Notícias com Secom/VG

Os trabalhos da 2ª fase das obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que estão sendo executados nos bairros Ikaray e Frutal de Minas, em Várzea Grande cumprem o cronograma mesmo no período chuvoso. Os serviços estão na fase de implantação do sistema de esgotamento sanitário, drenagem, após pavimentação asfáltica e sinalização. As primeiras intervenções realizadas tiveram como foco a desobstrução dos pontos de drenagem, troca de manilhas, construção de bocas de lobo e abertura de rede de esgotamento sanitário.

Como explica o assessor especial da prefeitura de Várzea Grande para assuntos do PAC, Manoel Tereza, toda a preparação foi realizada já prevendo o início do período chuvoso. São duas frentes de trabalho – uma em cada bairro – e com a parceria do Departamento de Água de Esgoto (DAE), que pontua e valida a rede de esgoto e de distribuição de água dos locais. “Para que não imponha atrasos ao cronograma e tão pouco comprometa a qualidade dos serviços”.

Na semana passada, as máquinas mantiveram o ritmo até às 21 horas, como lembra o morador da rua Olindo Gonçalves Galvão, Jonny Andrade Alves, morador do Ikary há 22 anos. “A compactação da rua foi feita, mas prejudicada pelas fortes chuvas. E no dia seguinte, a prefeitura se fez presente e as máquinas retomaram o serviço, avançando até a noite”, reforçou.

Jonny é proprietário de uma distribuidora de bebidas e tem um pequeno mercadinho na rua Olindo Gonçalves. Ele conta que a poeira sempre foi problema para sua atividade e que não vê a hora de o asfalto ficar pronto. “Trabalho e moro aqui. Com a rua asfaltada tudo ficará limpo e eu estou pronto para fazer a calçada”.

O como explica o assessor especial Manoel Tereza, a obra total nos dois bairros está orçada em R$ 10 milhões. Os trabalhos tiveram início em setembro e têm prazo contratual de conclusão de doze meses. “As frentes de obras estão em plena atividade e ocorrem de forma concomitante, tanto no Ikaray quanto no Frutal de Minas”.

A aposentada Edir Josefa de Paula, também moradora da rua Olindo Gonçalves Galvão, destaca que o grande ganho da população com a chegada do asfalto, assim como o ganho de qualidade de vida, será o retorno das linhas de ônibus. “Antes das máquinas começarem a passar por aqui, nossa rua estava intransitável. Cheia de valas, defeitos e de difícil acesso. Os ônibus deixaram de passar e a gente ficou prejudicada duas vezes, ou pela lama ou poeira e pela falta de mobilidade. Agora com o PAC vamos ter o transporte coletivo de volta e na porta de casa”.

Na parte mais alta da rua, está Elaine dos Santos, proprietária de um mercadinho. Há cinco anos no local, ela conta que além do alto custo de manutenção de equipamentos tomados pela poeira, muitos produtos não eram entregues no estabelecimento porque os fornecedores se recusavam a ir até o local, em razão da falta de trafegabilidade da região. “Como a rua faz um declive, a temporada de chuvas deixava um grande estrago e esses danos ficavam até as próximas chuvas”. Contando nos dedos a conclusão da obra, Elaine também anuncia benfeitorias no comércio. “Pintura e pequenas reformas serão automáticos, pois o asfalto vem para valorizar todo o bairro”.

Dona Tereza Luiza Amorim, moradora do Ikaray há 20 anos, já tinha perdido a esperança em ver o asfalto chegar até a porta de sua casa. “Mesmo com o tempo às vezes pouco favorável, os trabalhos aqui seguem, as máquinas não param. Não vejo a hora de ver todo o bairro asfaltado e todo mundo contente”.

O assessor especial da prefeitura de Várzea Grande para assuntos do PAC, Manoel Tereza, reforça que a primeira fase do PAC está em curso e beneficiando quatro bairros da região do Parque do Lago. O primeiro bairro a ser contemplado foi o Altos da Boa Vista, seguindo para Jardim Ipanema, Dom Diego e Parque Sabiá. “Nessas comunidades a resposta da população foi imediata. Aonde o asfalto chegou as pessoas começaram a fazer suas calçadas, arborizar as frentes das casas, quem não tinha muro está fazendo e quem tinha a intenção de pintar e reformar tirou os planos do papel. A iniciativa de cada morador está redesenhando bairros que estavam até, bem pouco tempo atrás, sem qualquer infraestrutura e agora se destacam pelo zelo e cuidado com a rua e o local onde moram. É importante que cada morador faça sua calçada ao término das obras de pavimentação promovendo o bem estar coletivo e segurança de toda comunidade”.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760