A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio da Área Técnica de Imunização lança neste sábado (15), o Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação. A campanha acontece em nível nacional tendo como slogan “Você é o protetor do seu filho”. O Dia D de vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da Rede do município de Várzea Grande e neste sábado os postos estarão atendendo das 08 às 17 horas. A Campanha vai até o dia 31 de agosto.
A Campanha tem como público alvo crianças com idade entre seis meses e 05 anos não completos (04 anos 11 meses e 29 dias). Serão distribuídas 16 milhões de doses em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde para vacinar 12,7 milhões de crianças contra a paralisia infantil em todo território nacional. A meta mínima a atingir será de 95% de cobertura vacinal em cada município. “Por isso a necessidade de se realizar essas Campanhas para que o município consiga atingir e aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada”, informou a coordenadora da Área Técnica da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Vitesinha Rosa.
De acordo com a coordenadora, Vitesinha Rosa, os pais e responsáveis devem ficar atentos e não se esquecer de levar o Cartão de Vacinação dos filhos. A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças em dia. Paralelamente à campanha contra poliomielite, o Ministério da Saúde promove uma mobilização para atualizar as doses vacinais dos menores de cinco anos. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.
“Por se tratar do mesmo público e faixa etária, crianças de seis meses a menores de cinco anos estaremos fazendo a distribuição das doses do suplemento da Vitamina A. Atualmente cerca de 20% das crianças brasileiras sofrem com a falta desse tipo de vitamina. A ausência desse nutriente pode provocar infecções graves e até causar cegueira”, pontou Vitesinha.
Os pais e responsáveis poderão levar as crianças às unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 07 às 17h. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança. “Durante a Campanha, para maior adesão à vacinação das crianças, ações de divulgação e mobilização social aos pais e responsáveis serão realizadas”, completou Vitesinha Rosa.
A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. É uma doença causada pela infecção do poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus até que surjam os sintomas da doença (incubação) varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).