A Prefeitura de Várzea Grande entregou nessa quarta-feira (21.02), 161 escrituras definitivas dos imóveis aos moradores da Cohab Santa Isabel e Cohab Asa Branca. A solenidade de entrega ocorreu na igreja Santa Isabel.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, Kalil Baracat, os morados das duas Cohabs foram os primeiros a receberem os títulos definitivos.
“Foram entregues 161 títulos aos moradores da Cohab Santa Isabel e Asa Branca. Com a entrega, os moradores vão ter seu documento definitivo, o que beneficia o morador e também o município, que vai começar a arrecadar, muitas dessas casas não estavam inscritas no IPTU”, afirmou Kalil.
O secretário pontuou ainda, que durante o trabalho de atualização cadastral foram encontradas algumas dificuldades, que foram sanadas com a parceria dos Cartórios Eleitorais e Tribunal de Justiça.
“Haviam conflitos de moradores que venderam as casas, alguns proprietários já eram falecidos, mas com essa parceria com os Cartórios e o Tribunal de Justiça, permitiram agilizar o processo de acordo com quem detém a posse do imóvel”, relatou.
Além da Cohab Santa Isabel e Asa Branca, passam pelo processo de regularização, mais 13 conjuntos habitacionais de Várzea Grande. Segundo o governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso - Desenvolve MT, a titularidade definitiva das casas habitacionais da antiga Companhia de Habitação de Mato Grosso - COHAB está sendo ampliada e deve chegar a 10 mil famílias.
Durante a solenidade da entrega, o governador Pedro Taques (PSDB), anunciou que o Banco do Brasil e a Desenvolve MT, irão disponibilizar linhas de crédito para reforma dos imóveis e até mesmo para abertura de micro e pequenas empresas.
Taques ressaltou ainda, que as regularizações estão acontecendo em todos os municípios de Mato Grosso que possuem casas construídas pela extinta COHAB.
Parceira do projeto, a prefeita Lucimar Campos (DEM), afirmou se sentir realizada em ajudar a dar dignidade de um lar para milhares de pessoas.