A maior usina solar de Mato Grosso, com a instalação de 1.140 placas fotovoltaicas – energia solar transformada em energia elétrica foi inaugurada pelo Assaí Atacadista, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, na manhã desta segunda-feira (09.01).
De acordo com o presidente da rede, Belmiro Gomes, este é o primeiro passo de um projeto inovador, e a escolha de Várzea Grande se deve a localização em termos de radiação solar, ao tamanho da loja e ao alto valor no custo da energia.
“É o primeiro passo de um projeto em conjunto que o Assaí tem com a Green Yellow, que é uma empresa especializada na Europa e na França em instalação de painel fotovoltaico, explica.
Segundo ele, foram instalados painéis em 1940 m² com a capacidade de gerar 17% de consumo da loja, o que significa que todos os check-outs e todos os balcões refrigerados estarão 100% cobertos pelos painéis solares.
“Foi um grande aprendizado. O desafio nos da base para ampliar o projeto. Sentimo-nos muito honrados pela escolha da loja em Várzea Grande. Estamos há três anos no município e temos um carinho especial, pela localização e pela beleza da estrutura”.
A instalação, conforme o engenheiro da Green Yellow, André Prado, durou 90 dias e contou com mão de obra local.
“Foi à primeira instalação da empresa francesa no Brasil e utilizamos mão de obra local para o transporte dos painéis. Esse passo trará uma visibilidade grande para o grupo, e o aprendizado será muito importante para o sucesso no futuro. Conseguimos trazer um benefício econômico para o Assaí, renovável, limpo e ajudamos o desenvolvimento sustentável”, destaca André.
O próximo passo será a instalação de energia solar no Assaí em Brasília (DF). As obras tem início em fevereiro.