26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Terça-feira, 12 de Setembro de 2017, 07:30 - A | A

Terça-feira, 12 de Setembro de 2017, 07h:30 - A | A

Imbróglio Jurídico

Imobiliária São Matheus cobra moradores área doada pelo governo Maggi; diz denúncia

Adriana Assunção/VG Notícias

Internauta

reunião

Imobiliária São Matheus cobra moradores área doada pelo governo Maggi; diz moradora

Cerca de 25 moradores da região do Formigueiro e Parque dos Bandeirantes em Várzea Grande se reuniram no último sábado (11.09) para conhecer a proposta e em seguida apresentar uma contraproposta para o pagamento das chácaras onde residem. Conforme a moradora Elizabeth de Miranda Carvalho, a área foi doada para os moradores, pelo então, governador Blairo Maggi (PP) em 2002, no entanto, os documentos entregues ainda eram provisórios.

Contudo, nos últimos dias os moradores da região foram surpreendidos com a existência de um processo, onde a Imobiliária Construtora São Matheus entrou contra eles, alegando ser a proprietária da área.

Segundo Elizabeth, na época, Blairo Maggi estava negociando com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) que também não tinha os documentos da área, o que não permitiu a entrega dos documentos definitivos.

“Em 2002, o governo Blairo Maggi esteve aqui, deu um documento de ocupação, e prometeu dar outro documento provisório do Intermat, então acreditamos, e todos ficamos contentes e investimos como chácara, agora aparece a Imobiliária São Matheus, se dizendo dona da área. Já estou aqui há vinte anos, e eles nunca apareceram, e agora que está valorizado, eles apareceram, cobrando R$ 22 por mts², e a minha área de seis hectares vai custar 1milhão”, disse a moradora.

Elizabeth contou que o processo de cobrança da terra já está judicializado e nenhum dos moradores, a não ser o presidente do bairro, identificado por Jairo, estava sabendo do processo. “Eles já estão em processo, ficamos só sabendo agora, já estava na quarta audiência, e nós não tínhamos conhecimento, não fomos citados, ninguém aqui sabe nada, só o presidente do Formigueiro tinha conhecimento, então vazou a informação e nos reunimos e fomos lá para saber”, contou a moradora.

Sobre o pagamento das terras à construtora, a moradora afirmou que a comunidade não se nega a pagar, entretanto, ela questiona os valores e a forma como está sendo feito a cobrança, entre as questões pontuadas está a cobrança da área adquirida como rural, cobrada como urbana.

“Ninguém é contra o pagamento, mas eles têm que vender os hectares como rural, lá é uma área rural, eles querem derrubar isso, dizendo que não é rural, como não é rural, estou aqui há 21 anos, aposentei aqui como rural, tenho até NIC (número de identificação e controle) ”, questionou a moradora.

Já o morador, conhecido como professor Toninho, disse que na época, a área foi invadida pelos moradores e atualmente está instalado na região cerca de 300 chácaras. Segundo ele, o contato com a empresa foi realizado entre o presidente do bairro e os advogados da empresa.

“São três loteamentos que a construtora está cobrando, são eles: Parque Bandeirantes, loteamento Arco Iris, e loteamento Centro Oeste, mas o contato está sendo feito semente com os advogados da empresa e o presidente, ninguém reuniu com eles, nenhum morador”, afirmou.

O oticias entrou em contato com o presidente do bairro, identificado como Jair, porém o mesmo não atendeu o telefone até o fechamento da matéria.

Imobiliária - identificado pelos moradores como um dos negociadores da área, o ex-presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE) Dito Loro, afirmou ser proprietário do escritório de advocacia que conduz o caso, confirmou que a Imobiliária São Matheus é proprietária da área. Ao oticias, Dito Louro indicou o advogado que conduz o processo para dar os detalhes sobre o caso, no entanto, o telefone informado à redação o número deu desligado.

“Somos só o escritório de advocacia, temos uma ação na justiça, então o nosso escritório que está conduzindo o processo, mas o processo está normal, está na justiça, tem tudo, sobre o tamanho da área e os detalhes do processo, agora não consigo te passar, porque não estou no escritório. O advogado que está cuidando do caso é Dr Geraldo, e a Imobiliária São Matheus é a dona do loteamento, nós só estamos trabalhando o processo, o dono é senhor Abel e senhor Euler, o advogado poderá passar como está o processo e qual a instância”, disse o ex-presidente do DAE.

VG Notícias

Documento Blairo Maggi

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760