26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Domingo, 06 de Janeiro de 2019, 15:45 - A | A

Domingo, 06 de Janeiro de 2019, 15h:45 - A | A

Volta às aulas

Há sete dias, pais dormem em frente creches e escolas em VG para garantir vaga aos filhos

Edina Araújo &Geraldo Araújo/VG Notícias

VG Notícias

Lista de espera

 

Com colchões, cadeiras, cobertores e até baralho para não ficar muito estressante a espera, pais fazem vigília desde terça-feira (01.01), na tentativa de garantir vaga em uma das creches municipais de Várzea Grande, para seus filhos.

A reportagem do oticias, fez um giro nas unidades escolares na noite desse sábado (05.01) e constatou que em quase todas as creches e escolas do município - tem fila de espera aguardando até segunda-feira (07.01), quando as matrículas iniciam.

Para evitar que quem chegue depois, uma das mães tomou a iniciativa de abrir uma lista de espera, com nome e hora de chegada. Vanessa Miranda de Oliveira contou a reportagem que desde quarta-feira (03.01), está na fila para garantir uma das 75 vagas, que o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI)Manoel Rosa de Figueiredo, no bairro Jardim Glória, oferece aos pais. Porém, para período integral, são 30 vagas distribuídas para dois e três anos, estas são as mais concorridas e já estão preenchidas, segundo ela. O restante são divididas em dois períodos (matutino e vespertino).

“A integral é que está sendo mais disputada, as vagas para dois e três anos já estão completas, agora só tem pra reserva, na lista de espera. O que sobra são para matutino e vespertino que são menos disputadas. Todo ano é este vuco, vuco para garantir uma vaga aqui. Já temos mais de 50 pessoas na lista de espera”, disse Vanessa.

Para amenizar o sofrimento dos pais, Gleicy Aparecida Silva, 32 anos, mãe de quatro filhos e a responsável pela lista de espera, relata que a diretora autorizou abertura da unidade escolar, para que os pais possam ter acesso as salas, usar o banheiro, dormir com o ar-condicionado, levar os colchões e ter água gelada.
A situação é a mesma no CEMEI Izabel Antunes de Campos. As mães se organizaram lista de espera e estão dormindo no local também. E dizem que todo ano é a mesma coisa.

VG Notícias

Mãe matricula

 

O secretário de Educação do município, Silvio Fidelis, disse ao oticias, que o município vai aumentou 5.604 vagas. Segundo Fidelis, em maio de 2019, mais quatro novos CMEIs serão inaugurados com capacidade de 350 cada unidade.

O gestor explicou que o problema das filas, é que as famílias tem preferência por creche e escolas – por isso a dificuldade – mas que o número de vagas é suficiente para atender a demanda do município. Ele explicou ainda, que aqueles que não forem matriculados, entram em uma lista de espera, para posteriormente serem encaixados.

vagas

 

 

 

Álbum de fotos

VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760