05 de Maio de 2024
05 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Quinta-feira, 10 de Setembro de 2015, 11:58 - A | A

Quinta-feira, 10 de Setembro de 2015, 11h:58 - A | A

Operação da DEFAZ

Filho de vereador de VG é preso por trabalhar no município com diploma falso de dentista

Exercício ilegal da profissão.

Rojane Marta, Edina Araújo & Lucione Nazareth/VG N

O filho do vereador Hilton Gusmão (PROS), Joilton Gusmão foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (10.09), durante operação da Delegacia Fazendária do Estado (DEFAZ/MT) na Prefeitura de Várzea Grande, por exercício ilegal da profissão.

De acordo com a delegada responsável pela operação, Cleibe Aparecida de Paula, Joilton apresentou diploma falso para ser contratado pelo município, como dentista. A denúncia partiu do Conselho Regional de Odontologia (CRO). “Quando ele foi habilitar o documento no CRO para sair o certificado, o CRO já observou que esse diploma era falso”, disse a delegada ao VG Notícias.

Cleibe disse o certificado de conclusão de curso superior, vinculado a Universidade de Cuiabá (Unic), é uma imitação grosseira, sendo confirmada a falsificação pela instituição de ensino. “Nas bases de dados da universidade não constava o nome do suspeito como aluno regularmente matriculado, bem como não havia registros nas disciplinas componentes da grade curricular da Faculdade de Odontologia”, explicou a delegada.

Segundo ela, Joilton atendia no Posto de Saúde Familiar (PSF) Manaíra, onde foi detido. Ele foi nomeado em julho deste ano no cargo.

Ainda, segundo a delegada, outras pessoas que possuem parentesco com o vereador Hilton Gusmão e foram contratadas pelo município, também terão seus diplomas checados. Para isso, agentes da DEFAZ/MT fizeram busca e apreensão de documentos no setor de Recursos Humanos (RH) da Prefeitura.

A delegada explicou ainda, que foram apreendidos vários documentos relacionados à contratação de Joilton, e que apenas um parecer técnico da Comissão Interna da Prefeitura – que validaria a contratação -, não foi encontrado na Secretaria de Administração e nem na Secretaria de Saúde do município.

Segundo Cleibe Aparecida, o filho do parlamentar deve responder criminalmente por exercício ilegal da profissão e falsificação de documento público.

Importante destacar, que em 2012, Joilton Gusmão exerceu a função de Gerente de Gestão dos Resíduos Sólidos e Aterro Sanitário no município.

Outro Lado – O secretário de Governo do município, Juarez Toledo Pizza, disse ao VG Notícias que a Prefeitura de Várzea Grande não tem competência técnica para analisar se o documento é falso ou não.

“A competência nossa no ato da contratação é receber a documentação. Agora a veracidade do documento quem tem que comprovar, apenas os peritos que tem a competência para dizer se o documento é falso ou não”, declarou o secretário.

Sobre a documentação que a polícia procurou e não encontrou, Juarez afirmou que o parecer técnico está na Prefeitura, mas que por conta do setor de Recursos Humanos da Saúde ser descentralizado da Secretaria de Administração não foi encontrado. “A Prefeitura vai continuar procurando o parecer para fornecer a documentação e  atender a recomendação judicial”, garantiu.

A reportagem tentou entrar em contato com o vereador Hilton Gusmão, mas ele não atendeu e nem retornou as ligações até o fechamento da matéria.

Atualizada ás 17h20 - Jhonatan da Silva Gusmão, advogado e irmão de Joilton da Silva Gusmão, preso com diploma falso de dentista, informou à reportagem do VG Notícias, que o acusado prestou depoimento na Defaz/MT e em seguida foi liberado. Jhonatan disse que sua família foi surpreendida com o fato. O advogado disse ainda, que vai tomar conhecimento da denúncia para depois se pronunciar.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760