O ex-prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves, popular Tião da Zaeli (PSD), e mais três ex-secretários de Saúde, foram notificados pela Prefeitura municipal para apresentarem defesa quanto às irregularidades apontadas em Tomada de Contas Especial, instaurada para apurar os responsáveis pelas mais de duas toneladas de medicamentos vencidos encontradas no município, conforme denunciado por exclusividade pelo VG Notícias.
A Tomada de Contas Especial foi instaurada em agosto de 2015, para apurar os fatos referentes a atos ilegais ou antieconômicos, praticados por servidores públicos, além de identificar os responsáveis e a quantificação do dano decorrente.
Conforme notificação, em relatório emitido pela Comissão de Tomadas de Contas Especial, foram apontadas irregularidades relacionadas aos ex-gestores. Eles têm um prazo de dez dias, a contar da publicação, para apresentar defesa.
Além de Tião da Zaeli foram notificados: Marcos Antônio de Moraes – popular Marcos Boró, Willian Caetano Rosa e Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah.
O caso - O VG Notícias recebeu denúncia e constatou "in loco" a quantidade de 392.649 mil remédios vencidos entre 2013 e 2014, e outros tantos relacionados aos anos 2011, 2012 e março de 2015, armazenados no Centro de Abastecimento e Distribuição de Medicamentos (CADIM), na rua Salim Nadaf.
Além dos quase 400 mil medicamentos vencidos no CADIM, no depósito da Guarda Municipal tinha outra quantidade imensurável de remédios jogados, sem nenhum cuidado de armazenamento.
Dias depois, a reportagem do VG Notícias recebeu nova denúncia de mais medicamentos vencidos, flagrados entulhados em uma sala e banheiro, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Várzea Grande.
No local, a reportagem do VG Notícias constatou caixas de medicamentos entulhadas. Segundo um dos servidores do Centro de Zoonoses, os medicamentos chegaram ao local, na época em que a Saúde do município era comandada pela ex-primeira-dama Jaqueline Beber Guimarães. Clique Aqui e confira matéria relacionada.