Desde segunda-feira (16.01), a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, tem montado “campana” no Aeroporto Marechal Rondon para combater o transporte clandestino, entre eles, o UBER.
Em entrevista ao VG Notícias, o secretário responsável pela Pasta, Breno Gomes disse que nestes dois dias de fiscalização cerca de 130 transportes clandestinos já foram notificados.
De acordo com Breno, o período que conta com maior número de infratores é o noturno. “Durante a noite é que há mais infratores. Nestes primeiros dias estamos apenas fazendo notificação educativa, explicando que não é permitido, mas a partir da próxima semana iremos endurecer e adotaremos medidas mais drásticas, podendo até ocorrer a apreensão do veículo” alerta.
Indagado sobre como está o estudo para regulamentação do UBER em Várzea Grande, Breno disse que trabalha em conjunto com o secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Antenor de Figueiredo Neto.
Segundo ele, não há como regulamentar o transporte alternativo na Capital e não regulamentar em Várzea Grande, por se tratar de uma região metropolitana. “Assim como não tem como lá em Cuiabá eles cobrarem licenças e impostos e aqui em Várzea Grande não, por isso temos que trabalhar em conjunto, e decidirmos o que será melhor para a sociedade” complementa o secretário, ao informar que na próxima sexta (20) irá se reunir com Neto para tratar sobre o assunto.
Briga por espaço – A fiscalização foi adotada após na última quinta (12.01), uma briga por ocorrida entre um taxista e um motorista do aplicativo Uber parar na Delegacia.
Conforme Boletim de Ocorrências, o motorista do Uber, Diego de Oliveira Rodrigues, 29, acusa o taxista Marcos Vinícius Freire, 25, de chutar a lateral de seu veículo Fusion, em frente ao Aeroporto, após parar no local para buscar uma passageira.
Indignado, o taxista relatou à Polícia que teria alertado o funcionário do aplicativo de que ele estava ilegalmente na frente do Aeroporto, mas que este não se importou. Os dois foram encaminhados à Central de Flagrantes de Várzea Grande.