25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Terça-feira, 20 de Agosto de 2019, 16:36 - A | A

Terça-feira, 20 de Agosto de 2019, 16h:36 - A | A

André Maggi

Desativação do terminal: Pontos de integração serão instalados nas principais vias de VG

Sarah Mendes/VG Notícias

Reprodução

 

O terminal André Maggi será desativado até 2020 e, para que os usuários do transporte público não sejam prejudicados, serão implantados pontos de integração nas principais avenidas de Várzea Grande. A informação é do secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.

“Nós não temos ainda um local definido [para os pontos], mas temos as avenidas, serão na Filinto Muller, na Couto Magalhães, na Mário Andreazza”, diz.

Atualmente, trafegam pelo terminal cerca de 85 mil pessoas por dia e, segundo o secretário, o local não possui condições de receber e acomodar esse grande número de pessoas. “A gente tenta dar manutenção, cobrar da empresa concessionária para que faça manutenção, só que não cabe mais. É a mesma coisa que você pegar uma casa de três famílias e colocar 20 famílias morando nessa casa, não dá”, argumenta.

Os projetos dos novos pontos de ônibus já estão sendo desenvolvidos pelos engenheiros responsáveis e, a expectativa é que em até 30 dias esse planejamento seja apresentado ao secretário para, em seguida, abrir o processo de licitação.

Segundo o secretário, esses novos pontos serão maiores, para ter capacidade de amparar a todos os usuários. Além disso, serão climatizados, acessíveis às pessoas com deficiência física e contarão com maior número de assentos.

“Nossa ideia é que o terminal tem que sair dali, mas isso tem que ser feito de maneira responsável. Nós não podemos só desativar o terminal e jogar as pessoas para fazer integração na rua sem qualquer amparo, de forma alguma”, menciona.

Ainda, de acordo com o secretário, esses locais de parada irão diminuir o tempo que as pessoas passam dentro dos ônibus e, facilitar também o acesso à Capital, considerando que, “têm muitos moradores da região da Mário Andreazza que precisam vir ao terminal para fazer integração e ir para Cuiabá, isso é desnecessário”, afirma o secretário.

No local onde o terminal está instalado atualmente, será construído um estacionamento, pois, segundo o secretário, em caso de evento no ginásio Fiotão, o trânsito na região seria afetado diretamente e não haveria espaço para guardar os veículos dos visitantes. Além disso, com a intenção de trazer o público que frequenta o centro da cidade para a região do novo ginásio, Breno Gomes pondera a abertura de licitações, para que comerciantes possam instalar barracas de alimentação.

O secretário acredita que, com essas ações “a população do centro de Várzea Grande irá frequentar aquele local, deixando a cidade mais bonita. Nós temos essa preocupação, a cidade tem que melhorar o seu visual”, concluiu.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760