A eleição para a escolha dos 15 novos conselheiros tutelares de Várzea Grande ocorre no próximo domingo (06.12). O processo de escolha ocorrerá por meio de urnas eletrônicas, das 08 às 17 horas.
As urnas eletrônicas, que serão usadas no dia da votação, já estão lacradas e sob a custódia do Comando da Guarda Municipal de Várzea Grande, onde ficarão até serem distribuídas nos locais de votação.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social do município, 93 candidatos concorrem a 15 vagas ofertadas para ser conselheiro e receber o salário de R$ 3 mil por mês.
A votação ocorrerá em três escolas estaduais, situadas em Várzea Grande, sendo elas: Nadir de Oliveira (bairro Jardim Glória I), José Leite de Moraes (bairro Cristo Rei), e Adalgisa de Barros (Jardim Aeroporto).
Na escola Nadir serão disponibilizadas 11 salas para votação, no José Leite serão disponibilizadas oito salas, e no colégio Adalgisa serão nove salas. Cada sala de votação contará com duas urnas eletrônicas.
Somente poderão votar nas eleições do Conselho Tutelar, cidadãos aptos a votar em Várzea Grande e que apresentarem documento de identificação oficial com foto.
A apuração da votação será realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação ainda no domingo. A posse dos novos conselheiros está prevista para o dia 10 de janeiro de 2016.
A jornada de trabalho de conselheiro tutelar é de 40 horas semanais, mais regime de plantão, conforme definido na Lei Municipal e no Regimento Interno do Conselho Tutelar. A função de conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva, sendo incompatível com o exercício de outra função pública ou privada.
Vale lembrar que a eleição do Conselho Tutelar estava marcada para ocorrer no dia 04 de outubro, porém, foi cancelada em razão de uma série de problemas estruturais. Os três locais destinados para a votação não conseguiram atender a demanda e várias pessoas acabaram não conseguindo votar.
Cancelada - A eleição para escolha de novos conselheiros ocorreu em 04 de outubro deste ano, no etanto, foi cancelada após confusão e falta de estrutura para votação. Na primeira eleição, o sistema de votação havia sido desenvolvido pelo presidente do Conselho Municipal, Leandro Momente. Desta vez, será por meio de urna eletrônica. Clique Aqui e confira.