26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018, 08:07 - A | A

Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018, 08h:07 - A | A

combate a doença

Cerca de 2 mil pessoas realizam exames de diabetes em VG

Redação VG Notícias

 

Cerca de 2 mil pessoas realizaram exames médicos em Várzea Grande na última quarta-feira (14.11), em alusão ao Dia Mundial de Prevenção aos Diabetes.

De acordo com a Secretaria de Saúde Várzea Grande, na quarta foram realizadas, durante todo o dia, ações de atenção e prevenção a essa doença que não tem cura e pode matar. Servidores quanto à população em geral realizaram exames de glicemia, medição da pressão arterial e avaliação da saúde bucal.

Atualmente em Várzea Grande, 3.800 pacientes estão em tratamento por Diabetes tipo 2 – o mais comum entre os tipos da doença.

“Em parte as mortes acontecem porque muitas pessoas não sabem que tem diabetes. O nosso objetivo é prevenir e promover a saúde. No mês de novembro intensificamos nossas ações de prevenção ao diabetes e também as ações que visam melhorar a qualidade de vida dos portadores de diabetes”, afirmou a Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Thais Helena da Mata Campos.

A doença

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O problema acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que 12 milhões de pessoas tenham a doença, sendo que metade delas não sabe disso. Um dos órgãos mais acometidos com diabetes não controlado é o coração, sendo as doenças cardiovasculares a principal causa de óbito entre os diabéticos. Dois terços dos pacientes diabéticos irão sofrer um infarto ou AVC caso não tenha sua pressão arterial e sua glicose bem controlada.

Prevenção e Controle

Pacientes com histórico familiar de diabetes devem manter o peso normal, não fumar, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas, praticar atividade física regular, manter alimentação saudável, utilizar medicação prescrita pelo médico, manter um bom controle da glicemia. (Com informações da Secom/VG)

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760