Os agentes da Guarda Municipal de Várzea Grande ameaçam paralisar as atividades a partir da próxima sexta-feira (23.11). Os agentes cobram o cumprimento e pagamento das promoções, a realização de um concurso público e reivindica o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 2016, 2017 e 2018.
Segundo o Sindicato das Guardas Municipais da Baixada Cuiabana (SIGUAM), a categoria entregou ofício a prefeita Lucimar Campos (DEM), ao comandante Evandro Homero informando a decisão da categoria e o prazo com a data limite de espera.
“Decidimos em assembleia aguardar uma resposta até o dia 23 de novembro, se não tiver uma resposta do pleito da categoria vamos paralisar as atividades da Guarda. Essa luta acontece desde a mudança do Estatuto em 2016, a atual gestão assumiu a Prefeitura e mudou o Estatuto da Guarda, e desde então, ficou garantido que iriam cumprir a legislação atual na íntegra, quando chegassem as promoções iriam pagar na data certa os reenquadramentos e não está acontecendo, já está atrasado as promoções os níveis e o RGA está desde 2016 sem pagar a Guarda Municipal”, afirmou o GM, Nascimento.
Segundo ele, a classe ainda cobra a realização de um concurso público para renovar o número de efetivos: “E outra reivindicação é a questão do concurso, a Guarda Municipal foi criada em 2002 e desde então não foi feito nenhuma reposição, nem dos profissionais que estão saindo da ativa. Várzea Grande só vem crescendo e a reposição do efetivo não está ocorrendo, eram pouco mais de 300 efetivos, hoje não chega a 200.”
A decisão ocorreu após uma assembleia da categoria realizada no auditório da Câmara de Vereadores na semana passada. Na ocasião, os agentes da Guarda Municipal relataram que em abril de 2018, o Poder Executivo enviou à Casa, uma alteração na lei, que garante a promoção somente para um grupo da GM.
Outro Lado – O secretário de Comunicação de Várzea Grande, Pedro Marcos de Campos Lemos, informou ao oticias que todos RGAs foram pagos em 2018 e as promoções e enquadramentos o município está paulatinamente efetuando os pagamentos.
“Todos RGAs foram pagos em 2018, essa questão dos enquadramentos paulatinamente a Prefeitura vem cumprindo, porque têm 10 anos que não se cumpre isso, o passivo dessas vantagens somam milhões, quase que um ano inteiro de receita”, afirmou o secretário.
Já o sobre o concurso público, o secretário afirmou que o município está elaborando para 2019 ou 2020: “O concurso público está quase marcada para o ano que vem ou 2020, não foi feito na última vez, agora estamos preparando para fazer o guarda”, afirmou Lemos.