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Variedades Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023, 17:39 - A | A

Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023, 17h:39 - A | A

Escola em Tempo Integral

Secretário de Educação participa de Ciclo de Seminários do Programa em Tempo Ampliado

O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, 3, no auditório do Hotel Mato Grosso, em Cuiabá.

Assessoria

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, representou Várzea Grande e a UNDIME de Mato Grosso na cerimônia de abertura dos seminários regionais do Ciclo de seminários Programa Escola em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, 3, no auditório do Hotel Mato Grosso, em Cuiabá.

O Ciclo de seminários Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral é uma iniciativa da COGEITI/DPDI/SEB/MEC com o intuito de elaborar os princípios orientadores para a Educação Integral em Tempo Integral por etapa e modalidade da educação básica.

A iniciativa é uma das estratégias do Programa Escola em Tempo Integral cuja finalidade é fomentar a criação de novas matrículas em tempo integral na Educação Básica e viabilizar o alcance com qualidade e equidade da meta 06 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Leinº13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.

De acordo com a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, o Ciclo de seminários é um evento híbrido (presencial com transmissão ao vivo), transmitido também pelos canais oficiais do MEC, sendo evento regionalizado nas cinco regiões do país.

Articulado e em diálogo com Redes de Ensino, Associações de Redes Públicas de Ensino, Universidades, Pesquisadores, Fóruns de Conselhos, Organizações da Sociedade Civil e Ministérios atuantes na agenda, com Segmentação por etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e consideração às modalidades especiais (Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Educação do Campo, Educação de Povos Tradicionais, Comunidades Indígenas e Quilombolas).

Os eixos temáticos do Ciclo são compostos pelos Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação Infantil–Orientações para o tempo integral na Educação Infantil; Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental-Orientações para o tempo integral na Educação Fundamental e Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio-Subsídios para a nova política do Ensino Médio.

O secretário Silvio Fidelis disse na abertura do evento, que Várzea Grande tem na prática as experiências exitosas da escola em tempo integral desde 2015, quando foi implementada no município a Escola em Tempo Ampliado (ETA), em consonância com o movimento em prol da ampliação da jornada escolar, com atividades no contraturno escolar como oficinas de letramento, reforço escolar, aulas de teatro, dança, artesanato, música, prática esportiva, informática e horta, com o foco na inclusão, integração social e no melhoramento do nível da aprendizagem.

“A prática necessita de envolvimento de todos, dos municípios e em torno das experiências e dos resultados de avaliação é que vamos estar construindo essa escola em tempo integral que almejamos”, reforçou.

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