De acordo com dados da Agência Europeia para o Meio Ambiente (AEA), na Europa a poluição do ar causa mais de 1200 mortes prematuras por ano em crianças e jovens menores de 18 anos. Isso se dá pelo fato do sistema imunológico, no caso das crianças, ainda estarem em desenvolvimento, e faz com que essa classe seja a mais vulnerável a poluição.
No estudo consta também que embora o número de mortes dessa faixa etária seja relativamente baixo em comparação a outras, ainda representa uma perda de potencial futuro.
A instituição, que tem sede na Dinamarca, alerta que a necessidade de melhorar a qualidade do ar nas mediações das unidades escolares e creches é de extrema importância.
O estudo destaca que apesar de ter tido melhorias nos últimos anos, o nível de poluentes ainda continua alto se comparado com as recomendações feita pela Organização Mundial da Saúde (ONU).
Vale lembrar, que uma das causas principais é a queima de combustíveis como carvão que serve de aquecimento doméstico e uso industrial.
Leia mais - Dia Mundial do Livro : Confira principais dicas para despertar o interesse na leitura
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).