19 de Novembro de 2024
19 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Terça-feira, 18 de Abril de 2023, 19:03 - A | A

Terça-feira, 18 de Abril de 2023, 19h:03 - A | A

Veja Vídeo

Lula convida Cezar para assinatura de projeto do piso da enfermagem

"Vim aqui para dar uma notícia fantástica em primeira mão"

Uol

Lula convida Cezar para assinatura de projeto do piso da enfermagem

Cezar Black, enfermeiro e ex-participante do BBB 23 (Globo), contou que foi convidado para a cerimônia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai assinar um projeto de lei que será enviado ao Congresso Nacional para permitir o pagamento do piso salarial da enfermagem.

A equipe do ex-brother informou no Twitter: "Nosso capitão foi convidado para participar de um marco histórico para enfermagem brasileira! Assinatura do Presidente de República: Sr. Luís Inácio Lula da Silva [sic] que irá garantir o piso salarial da enfermagem".

No vídeo que acompanha o comunicado, Cezar diz: "Vim aqui para dar uma notícia fantástica em primeira mão: fui convidado pela Presidência da República para estar presente na cerimônia de assinatura do PL [Projeto de Lei] do piso de enfermagem".

"Que maravilhoso! Estou muito feliz, emocionado. Acho que foi Deus que mandou eu sair da casa para viver este momento", conclui o ex-brother.

Cezar chegou a cobrar pelo piso salarial enquanto estava no reality show. "Cadê nosso piso, meu irmão?", questionou o enfermeiro em um Raio-X.

Além disso, o ex-brother se envolveu em um conflito com Fred Nicácio quando o médico citou uma enfermeira o "ajudou" a entubar um paciente.

"Ele falou 'ah, a enfermeira me criticou porque eu era fisioterapeuta, mas depois eu virei médico e ela tinha que me auxiliar'. Pô, cara, para a gente, isso é super ofensivo. Para a nossa classe, isso aí é uma coisa que a gente briga todos os dias...", lamentou Cezar, na época.

Ele acrescentou: "Você nasce, o médico tira você da barriga da sua mãe, e entrega para a gente. A gente é quem limpa, pesa, entrega de novo para a mãe. Do dia que você nasce, na hora da UTI, você morreu, quem prepara seu corpo é a enfermagem. Nós somos a primeira passagem de você para o mundo, e a última. Então, nossa classe é foda, nossa classe trabalha mais do que todas as classes. Nossa classe não tem reconhecimento, a gente briga todos os dias pra chegar lá".

Piso salarial da enfermagem

Enfermeiros estão desde o ano passado defendendo a efetivação do piso salarial de R$ 4.750 mensais. A regra também estabelece que técnicos de enfermagem têm direito a receber, pelo menos, 70% desse valor. Auxiliares e parteiras, 50%.

Em agosto de 2022, o Congresso aprovou a lei que determina a criação do piso salarial da enfermagem.

O STF suspendeu a lei. Os ministros alegaram que deputados e senadores não disseram de onde sairia o dinheiro.

Em dezembro, o Congresso aprovou uma emenda constitucional, determinando que a União repasse recursos extras para estados, municípios e entidades filantrópicas, a fim de que possam pagar o valor.

A nova ministra da Saúde, Nísia Trindade, criou um grupo de trabalho para estudar como tornar realidade o piso salarial.

Leia também; Pocah denuncia suposto desaparecimento de Mc Sabrina, e polícia civil diz não haver crime

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760