Foto: Michel Alvim | Secom-MT
O evento comemorou Dia das Crianças e o 54º aniversário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá (Apae)
O Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade especializada gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), celebrou o Dia das Crianças e o 54º aniversário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá (Apae) de um jeito bem divertido. A unidade promoveu, na manhã desta sexta-feira (15.10), uma recreação para mais de 400 crianças que são assistidas por seis instituições voltadas à pessoa com deficiência.
A ação contou com a grande parceria da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), que forneceu parte dos brinquedos doados.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a iniciativa teve o objetivo de promover momentos de diversão às crianças que são atendidas pelo Cridac. “Esse é um dia especial, que foi pensado com muito carinho pela grande e valorosa equipe do Cridac. A ideia é tirar o foco dos problemas para levar diversão e alegria a nossas crianças”, disse.
Durante a recreação, também houve distribuição de presentes, entrega de lanches e apresentação da banda da Polícia Militar do Estado.
Para o diretor do Cridac, Luiz Antônio Ferreira, o evento é importante para estabelecer um vínculo afetuoso com as pessoas assistidas pela unidade. “Essa ação busca levar alegria para os pacientes que estavam restritos há cerca de dois anos. A atual gestão busca unir o atendimento em reabilitação junto ao social, de forma a humanizar o processo. Não queremos apenas reabilitar, queremos nos aproximar das associações e dos pacientes”, pontuou.
A superintendente estadual da Pessoa com Deficiência da Casa Civil, Tais Augusta de Paula, esteve presente no evento e elogiou a iniciativa. “É uma ação grandiosa, porque neste evento estão reunidas mais de seis instituições de pessoas com deficiência. O Cridac já fazia isso há muito anos, mas por um bom tempo ficou parado. Com o secretário Gilberto Figueiredo, que tem um olhar humano, o Governo do Estado retoma essa ação. Estou realizada enquanto pessoa com deficiência e enquanto superintendente”, avaliou a gestora.
Mãe do Théo da Silva Fiário, de quatro anos, Juliana Aparecida compareceu ao evento e levou o pequeno Théo, que é atendido semanalmente pelo Cridac desde os quatro meses. Ele é assistido com terapia e hidroterapia na unidade.
“Eu acho essa ação super importante, porque a gente luta muito pela inclusão social. Quando ocorre esse tipo de evento, as pessoas que não têm fácil acesso vivem o dia delas e saem do foco da terapia e da reabilitação”, concluiu Juliana.
Além das ações assistenciais, de janeiro de 2019 a abril de 2021, o Cridac realizou a entrega de mais de 1.500 cadeiras de rodas e 2.200 aparelhos auditivos aos pacientes atendidos pela unidade especializada.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).