A aviação desperta paixões e fascina pessoas de todas as idades. Se voar como passageiro já é bom, imagine estar no comando de uma aeronave como um piloto profissional ou simplesmente por hobby. É com essa proposta, - de ajudar na realização de sonhos de homens e mulheres interessados em ser piloto – que a Aeronorth Desenvolvimento e Capacitação abre as portas em Várzea Grande nesta sexta-feira (16.06) com sua credibilidade de quatro anos no mercado, conquistada em Lucas do Rio Verde, onde funciona a matriz da Escola, desde 2019, também chamada de CIAC – Centro de Instrução de Aviação Civil.
A cerimônia de inauguração traz uma programação ampla com abertura, às 9h, conduzida pelo piloto profissional, Juliano Espera, que é diretor da Escola. No período noturno, às 19h, terá a palestra “Como o Regulamento de Tráfego Aéreo se torna Prático”. Quem vai ministrá-la é o professor Aroldo Soares, mestre em Segurança de Voo e Aeronavegabilidade Continuada pelo ITA, controlador de tráfego aéreo, autor de livros, oriundo da FAB por mais de 30 anos, totalizando 37 anos de experiência na aviação. Inclusive, será sorteado de um voo panorâmico sobre Cuiabá e Várzea Grande para quem prestigiar o evento e deixar o nome na lista para participar do sorteio, às 20h.
Conforme Juliano Espera, para ser piloto em qualquer área da aviação, seja linha aérea, executivo, agrícola ou pilotar o próprio avião, o primeiro passo é iniciar o curso teórico de piloto privado de avião. “Hoje todo mundo que está na aviação tem que dar o primeiro passo, ser piloto privado com teoria e prática, depois piloto comercial e assim vai, até estar pronto para o mercado de trabalho”, explica.
Na Aeronorth, os alunos são preparados para prestar a prova teórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), hoje considerada nível de concurso. Além do conhecimento para a prova, também sairão com conhecimentos para o curso prático. Após o término das aulas, o aluno irá receber o boleto da prova no valor de R$ 250 para efetuar o pagamento. Na sequência, terá a prova agendada e realizada em Cuiabá. “Durante o período das aulas nossos alunos são motivados e acompanhados para alcançar a conclusão do curso e posterior a aprovação da prova teórica da Anac, que é o nosso maior objetivo. Aplicamos prova com questões idênticas à da Anac e exigimos a média 7 durante o curso, além de simulados. Durante as aulas iremos apresentar relatórios semanais de desempenho”, explica Juliano.
A empresa atende hoje demandas de oito estados, cujos alunos se deslocam para estudar em Lucas do Rio Verde. “ Qualquer pessoa, com interesse em começar na aviação precisa começar pela sala de aula e nós ajudamos a conquistar esse primeiro passo. Agora, a gente chega em Várzea Grande com toda a parte teórica para pessoas interessadas em iniciar a carreira, seja para profissão ou para hobby”, observa o diretor da Escola.
Conforme Juliano, qualquer pessoa com 16 anos completos pode iniciar o curso teórico. “Pode fazer a prova e passar na banca. O aluno vai poder voar com 17 e terminar a carteira com 18 anos. Em Várzea Grande, a gente fez uma parceria com a Escola Fly Eagle que entra com toda a parte prática enquanto nós trazemos a parte teórica. Fizemos um casamento entre essas duas empresas para poder atender a região de Cuiabá e Várzea Grande”, conta Juliano Espera.
As matrículas já estão abertas na unidade de Várzea Grande para o curso teórico Piloto Privado de Avião com três opções de turmas e aulas totalmente presenciais. São 30 dias de duração, com possibilidade de estudar somente aos sábados (quem trabalha a semana toda e faz faculdade). Outra opção é no período noturno, de segunda a sexta-feira, ou integral durante o dia (para atender quem trabalha à noite).
“Estamos com opções para atender todo o público desde os 16 anos e não tem idade máxima. Enquanto a pessoa tiver saúde, ela pode entrar na aviação. O mercado está aquecido porque hoje as pessoas andam meio sem tempo e querem avião. Elas evitam pegar uma rodovia e ficar por três ou quatro horas perdendo tempo e até correndo risco de vida devido a acidentes. O avião hoje está se tornando uma ferramenta de trabalho”, relata o experiente piloto e empresário da aviação.
Alto índice de aprovação - A Aeronorth chega em Várzea Grande com um histórico e credibilidade de quatro anos no mercado. “E vamos continuar esse muito trabalho, já temos quase 200 aprovações na Anac. Nossas turmas são quase todas com 100% aprovados. A gente tem um cuidado muito grande com o aluno, em acompanhar o desenvolvimento para não fazer a prova somente por fazer, se achar que ainda não está preparado e confiante. Temos esse cuidado porque o primeiro contato dele com a aviação é aqui. Esse zelo é para que o aluno consiga essa aprovação na Anac e possa dar continuidade ao sonho e avançar à parte prática, ter contato com os aviões. E para avançar para a prática ele tem que fazer a teoria, passar na prova da Anac. E estamos aqui para isso”, pontua o diretor.
Cursos oferecidos - A empresa oferece na unidade de Lucas do Rio Verde os cursos de piloto privado de avião, piloto comercial de avião, IFR (Curso de Voo por Instrumentos) e INVA ( Curso de Instrutor de Voo), todos já homologados. Na unidade de Várzea Grande, situada na Avenida Filinto Müller, n.º 944, no bairro Centro Norte, serão oferecidos os quatro cursos. Por ora, o curso de Piloto Privado de Avião já foi homologado e recebe inscrições.
Sorteio de voo panorâmico - O voo panorâmico será sorteado entre as pessoas que participarem da inauguração nesta sexta-feira e assinarem a lista de presença na abertura. O tempo de voo deverá ser entre 20 e 30 minutos, sobrevoando Cuiabá e Várzea Grande.
Para os alunos matriculados também haverá um sorteio interno, em momento posterior (provavelmente em 15 de julho). Neste caso, será sorteada a primeira hora de voo do curso prático.
Nos perfis da Aeronorth no Instagram (@aeronorth_mt) e Facebook (https://www.facebook.com/aeronorth.mt.cursodeaviacao) os interessados podem obter mais detalhes como valor do curso e formas de pagamento, além de conferir fotos e depoimentos de alunos já aprovados.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).