O livro “Aparelho Sexual e Cia – Um guia inusitado para crianças descoladas”, mostrado de maneira errada pelo presidenciável Jair Bolsonaro, na entrevista para o Jornal Nacional, desta terça-feira (29.08), como tendo sido comprado e distribuído pelo ministério da Educação, ganhou enorme procura desde a citação do candidato.
No Estante Virtual, site que vende usados e novos, um exemplar do livro que está fora de catálogo pode ser encontrado por até R$ 230,00. No Mercado Livre, os preços também estão bem acima do normal, chegando a R$ 160,00.
A Cia. Das Letras, editora responsável pela publicação do livro no Brasil, postou, na madrugada desta terça-feira, em sua conta no Twitter, comentário sobre a edição que, segundo informa, está fora de catálogo:
O livro citado na entrevista do JN foi publicado pelo nosso selo jovem. Infelizmente está fora de catálogo, mas nos orgulhamos da publicação pic.twitter.com/Ig7NNYKbnR
— Companhia das Letras (@cialetras) 29 de agosto de 2018
“O livro citado na entrevista do JN foi publicado pelo nosso selo jovem. Infelizmente está fora de catálogo, mas nos orgulhamos da publicação”.
Bolsonaro tentou mostrar o livro ao vivo e ainda afirmou: “Tirem as crianças da sala, se bem que na biblioteca das escolas públicas tem”.
O tal livro, no entanto, jamais foi comprado pelo governo brasileiro ou distribuído em escolas públicas. A informação já havia sido desmentida pelo Ministério da Educação em uma nota divulgada em 2016.
“O Ministério da Educação (MEC) informa, em nota, que não produziu e nem adquiriu ou distribuiu o livro “Aparelho Sexual e Cia”, que, segundo vídeo que circula em redes sociais, seria inadequado para crianças e jovens brasileiros. O MEC afirma ainda que não há qualquer vinculação entre o ministério e o livro, já que a obra tampouco consta nos programas de distribuição de materiais didáticos levados a cabo pela pasta”, diz a nota.
O livro - O título, da autora e ilustradora francesa, Hélène Bruller, já vendeu 1,5 milhaõ de exemplares em vários países do mundo. De acordo com a sinopse da editora, o volume “tenta responder para os adolescentes, com bastante humor mas também com sólida base pedagógica, rigor científico e delicadeza, questões como: Como é estar apaixonado? Como se beija na boca? Por que crescem pelos e espinhas pelo corpo durante a puberdade? O que é masturbação? Como nascem os bebês?”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).