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Política Domingo, 18 de Julho de 2021, 13:20 - A | A

Domingo, 18 de Julho de 2021, 13h:20 - A | A

Logística Eficiente

Wellington propõe união para melhorar estradas federais em MT: “Precisamos de logística eficiente”

Wellington aponta que o Estado conta com produtores bastante avançados

Adriana Assunção/VGN

VGN

Wellington Fagundes

Senador Wellington Fagundes

 

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) em entrevista à imprensa defendeu o diálogo como solução para inúmeras reclamações pela falta de execução da duplicação da BR-163, em Mato Grosso, atualmente, sob concessão da Rota do Oeste, do Grupo Odebrecht, desde 2014.

Fagundes destacou que a audiência pública realizada na sexta-feira (16.07) pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) buscou um entendimento - para a continuidade da duplicação da BR-163 - e evitar o processo de caducidade, que poderá resultar e uma licitação levando mais dois ou três anos de incertezas.

“Aqui está a Concessionária, a controladora atual, já tem a intenção de uma nova controladora, o Governo, a ANTT e a OAB cumprindo seu papel para sensibilizar inclusive os órgãos de controle que é o Tribunal de Contas e a Justiça. Tudo isso tem que ser feito de forma harmônica. Temos que procurar encontrar esse caminho que harmonize e principalmente venha ao bem da população”, declarou Fagundes.

Leia mais: Ministro aponta possibilidade de substituir Rota do Oeste; BR-163 é o principal problema

Durante a audiência, com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e do advogado-geral da União, ministro André Mendonça foi discutido as diretrizes do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com quatro principais premissas, sendo: a retomada das obras em 2022; prioriza os investimentos nos trechos mais críticos (Rodovia dos Imigrantes e do Posto Gil até Nova Mutum); manter patamar tarifário que já está sendo praticado e encaminha as penalidades por inadimplementos por meio da tarifa após a conclusão das obras, cuja previsão é serem finalizadas em março de 2026.

Segundo Wellington, a solução para a rodovia é de extrema importância para Mato Grosso e para o Brasil. Ao apontar a necessidade de uma logística para escoamento da produção, o senador apontou que o Estado conta com produtores bastante avançados, preparados tecnologicamente para aumentar essa produção com alta índice de produtividade.

“A BR 163 é a artéria principal. Toda Amazona tem que passar pela BR-163. Aqui em Mato Grosso estamos aumentando a nossa produção, mesmo com a pandemia. Então é uma Estado solução, nós estamos no centro do Brasil precisamos ter uma logística eficiente”, declarou Fagundes.

Em outra demanda, Fagundes discutiu com o ministro ontem (17.07) sobre a situação das demais BRs federais que cortam Mato Grosso. “Vamos discutir no Palácio além da BR-163, a 174, a 242, a 158 a 080 são as estradas federais que compõem toda essa estrutura logística de Mato Grosso. Inclusive faremos um desafio: é por uma solução através da bancada e do Governo do Estado da BR-174, desde que o Governo Federal faça investimento em outras BRs de Mato Grosso, todas são importantes, todas tem urgência, porque cada quilômetro de estrada que você constrói em Mato Grosso, o resultado para o país é muito grande”, declarou o senador.

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