Reprodução
No próximo dia 29 de outubro serão aplicadas as primeiras doses em voluntário na fase de testes
O senador por Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), revelou que o Ministério da Saúde deve promover aplicação no próximo dia 29 de outubro, de doses da primeira vacina “totalmente nacional” contra a Covid-19 em voluntários. A aplicação, segundo o parlamentar, deve ocorrer na cidade de Salvador (Bahia) e faz parte da fase de testes.
Prometida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Marcos Pontes, a vacina 100% brasileira contra a Covid-19 estava prevista para ser lançada em 2022. Atualmente, o Governo estuda três versões do imunizante, mas o que está mais avançado hoje é o de Versamune, que teve o desenvolvimento divulgado em fevereiro deste ano.
Porém, segundo Fagundes, com aplicação do imunizante neste mês, na fase de testes, a tendência é que até dezembro deste ano a vacina seja incluída no Plano Nacional de Imunizações (PNI) em critério emergencial.
Leia Também - VG não terá vacinação contra Covid-19 no feriado; imunização é retomada na quarta (13)
“A vacina é o caminho para sairmos da pandemia. Agora no dia 29, nós teremos lá em Salvador a aplicação da vacina 100% brasileira, com toda a tecnologia. Isso vai permitir que até o final do ano, a gente possa então ter vacina brasileira para os brasileiros, e até para poder exportar”, declarou o parlamentar em entrevista à imprensa.
Ainda, segundo ele, o Senado aprovou na semana passada, liberação de mais recursos para desenvolvimento e estudo para produção de vacinas e insumos contra a Covid-19. “Na Comissão de Orçamento, nós liberamos mais recursos para que o Ministério da Ciência e da Tecnologia possa avançar e realmente a gente trazer mais esperança para o Brasil”, enfatizou Wellington Fagundes.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).