28 de Novembro de 2024
28 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 07 de Outubro de 2013, 17:05 - A | A

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2013, 17h:05 - A | A

MUDANÇAS DE PLANO:

Walace libera Kalil Baracat para se licenciar e beneficiar Charles Caetano com vaga na Câmara de VG

Por Edina Araújo/VG Notícias

O líder do prefeito na Câmara de Várzea Grande, vereador Kalil Baracat (PMDB), confirmou à reportagem do VG Notícias, nesta segunda-feira (07.10), que irá se licenciar das atividades parlamentares - e deve oficializar o pedido nesta terça-feira (08.10). Ele disse ainda, que já conversou com o prefeito Walace Guimarães (PMDB), e teve o aval do Chefe do Executivo municipal para licenciar o tempo que for necessário.

A licença, segundo Kalil, será para tratar de interesses particulares, mas, não está definido o prazo, porém, conforme o Regimento Interno, a licença não poderá “nunca ser inferior a 30 dias”, e também, o parlamentar não poderá reassumir o exercício do mandato antes do término da licença. O Regimento estabelece ainda, que o afastamento “não poderá ultrapassar 60 dias por sessão legislativa, para tratar de assuntos particulares”.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, o parlamentar pode protocolar a solicitação até as 12 horas, de quarta-feira (09.10), dia que ocorre a sessão. O requerimento de licença deverá ser apresentado, discutido e votado no expediente da sessão de sua apresentação, tendo preferência regimental sobre qualquer outra matéria.

Questionado pela reportagem do VG Notícias se sua licença da Câmara faz parte do acordo para afastar Waldir Bento da Presidência da Casa – o peemedebista negou e afirmou que nunca teve conversa neste sentido com nenhum colega de parlamento.

No entanto, indagado sobre um encontro no sábado (05.10), com Maninho de Barros (PSD), vereador licenciado - e com o suplente de vereador, Charles Caetano (PR), na residência da avó de Maninho, na avenida Couto Magalhães, Kalil Baracat confirmou que houve o encontro – mas que foi “informal” e não trataram do assunto.

Porém, fontes do VG Notícias asseguraram, que a reunião entre os parlamentares da base aliada do prefeito na Câmara, vem ocorrendo há vários dias, sob a articulação do vereador Maninho de Barros, com intuito de destituir Waldir Bento da Presidência da Câmara.

Ainda conforme fontes, o suplente de vereador, republicano Charles Caetano, seria o “elemento principal do projeto” para afastar o presidente, para assumir o vice-presidente da Mesa Diretora, vereador, Leonardo Mayer (PROS), abrindo mão ao segundo vice-presidente, Pedro Paulo Tolares – popular Pedrinho (PSD).

Existe ainda, a possibilidade de renúncia de todos os membros da Mesa Diretora, para que Maninho de Barros retorne da licença de 121 dias que retirou em Agosto deste ano, para tratamento de saúde, para assumir a Presidência. Em caso de renúncia ou destituição total da Mesa, terá nova eleição, para completar o período do mandato na sessão imediata àquela em que ocorreu a renúncia ou destituição, segundo Regimento Interno.

A briga entre eles, pelo poder, seria por conta de não cumprimento de acordo financeiro feito durante o processo de eleição da Mesa Diretora. Maninho de Barros foi um dos articuladores para eleger Waldir à Presidência, contrariando, inclusive, determinação dos dirigentes do PSD, que editaram uma norma para que os vereadores votassem no colega de partido, Wanderley Cerqueira. E conforme fontes, o acordo não vem sendo cumprido e por este motivo o desentendimento entre a base aliada.

Na manhã desta segunda-feira, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete, alguns vereadores, entre eles, Leonardo Mayer, Pedro Paulo Tolares, Miguel Baracat e Ivan, ambos do PT, Joazito (DEM) e Nana. A pauta da reunião não foi divulgada.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760