As decisões recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em criar uma moeda única e oferta de ajuda financeira aos países vizinhos vem sendo alvo de críticas de autoridades mato-grossenses, entre eles, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), e os deputados eleitos Abílio Júnior (PL) e Fábio Garcia (União).
Pivetta criticou o petista por afirmar que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltará a financiar projetos de desenvolvimento e engenharia em países vizinhos. “De volta a prática de fazer caridade para ditadores com o dinheiro do povo brasileiro”, escreveu Pivetta em suas redes sociais.
A proposta também foi criticada pelo deputado federal eleito, Abílio que compartilhou um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda no debate das eleições, criticando a política externa de Lula. Na ocasião, Bolsonaro questionou Lula por priorizar obras em outros países.
Leia também: Caminhoneiro de SC pede ajuda para localizar carreta roubada entre Poconé e VG
Outra a criticar foi o deputado federal eleito, Fábio Garcia (União), que não aprovou a sugestão do petista pela criação de uma moeda comum de Brasil e Argentina para transações comerciais. Segundo Garcia, é uma discussão descontextualizada e inoportuna considerando os desafios econômicos do Brasil e avalia que pensar bloco econômico ou comercial por vizinhança, por posição geográfica ou por alinhamento ideológico é ultrapassado.
“O Brasil precisa discutir medidas para criar empregos, reduzir inflação, baixar preços dos alimentos, energia, combustível, controlar despesas públicas. Vamos arrumar a nossa casa e cuidar dos brasileiros. (...) A conta dos desmandos da Argentina não pode recair sobre as costas dos brasileiros”, escreveu.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).