A vereadora Edna Sampaio (PT) reconheceu a atuação da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) no carnaval 2024, entretanto, destacou que a instituição precisa aceitar críticas quando “alguns policiais” usam “fardas” para cometer crimes. O elogio e a crítica foi feita ao comandante-geral da PM, coronel Alexandre Mendes, que participou da tribuna livre da Câmara de Cuiabá.
"Eu quero parabenizar vocês pelo trabalho, dizer que a vereadora Edna Sampaio reconhece o trabalho da Polícia Militar, mas que têm críticas quanto a forma que alguns policiais utilizam a instituição e a farda para cometer atos que não são aceitáveis”, declarou Edna.
Para a vereadora Edna, a PM precisa aceitar “a crítica política” da escola de samba Vai-Vai por retratar no desfile um recorte histórico da década de 90, período em que os precursores do movimento hip hop eram presos por dançarem e adotarem um estilo considerado inadequado para época.
“É necessário sim fazer a crítica, e eu acho que o carnaval é um espaço crítico para fazer essa crítica. E a Vai-Vai apresentou a crítica política que deve ser aceita por uma corporação, por uma instituição, que se insere dentro do processo democrático. Nenhum de nós está livre de nenhuma crítica. A crítica é importante e necessária se a gente defende um estado democrático de direito”, destacou a vereadora, nesta quinta-feira (15.02).
O desfile da Vai-Vai repercutiu em muita indignação entre os membros da segurança pública, por apresentar agentes com chifres e outros itens que remetiam à figura de um demônio. Contudo, a vereadora afirma ser contra “encobrir” ou “não falar do assunto” quando “qualquer instituição de servidores públicos” comete falhas.
Leia mais: Desfile da Vai-Vai que “demoniza” policiais é criticado por deputados de MT: "Inversão de valores"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).