O vereador de Cuiabá, Chico 2000 (PL) saiu em defesa do Poder Executivo na sessão ordinária desta quinta-feira (22.07) contra as acusações dos vereadores de oposição que apontam um grande número de doses de vacinas estocadas na Capital. Ele classificou as falas dos vereadores Diego Guimaraes (Cidadania) e Dilemário Alencar (Podemos) como politiqueiras e indevidas.
Chico informou que os órgãos fiscalizadores não constataram vacinas estocadas e que o quantitativo disponível é específico para o público alvo. Ele explica que Cuiabá tem estoque 6.588 vacinas de 1ª dose direcionadas aos trabalhadores da indústria e caminhoneiros, bem como, conta com 2.320 doses da Janssen destinadas às pessoas sem nenhuma comorbidade.
Leia mais: LDO com receita estimada em mais de R$ 4 bilhões para 2022 é analisada pela Câmara
“A Campanha de vacinação em Cuiabá ao contrário do que tem sido dito em alguns veículos de comunicação está sendo realizada de maneira célere até o momento a Capital de Mato Grosso aplicou 89.5% de todas as doses destinadas para a primeira aplicação, este percentual está sendo maior se for levada em conta as perdas técnicas e o que ainda não entrou no registro oficial do Plano Nacional de Imunização, neste caso, Cuiabá chega a 96.6% de utilização das doses”, pontuou o vereador.
Entre os vereadores que apontam o estoque, o vereador Dilemário Alencar (Podemos) acusa a gestão de estocar vacinas destinadas à primeira dose, entre elas, a vacina de uma dose só, da Janssen. Além disso, ele compara o andamento da vacinação em Campo Grande com Cuiabá.
“A comparação com Campo Grande não é aplicável, Cuiabá recebeu até o momento 42% a menos de vacina que Campo Grande, ou seja, 317.267 mil doses a menos, ou seja, é completamente normal que a cobertura vacinal seja maior no Estado vizinho. Além disso, Campo Grande recebeu 50.9% a mais da vacina Coronavac, que favorece a rapidez na aplicação da segunda, pois o intervalo de aplicação é de apenas 28 dias. Campo Grande recebeu 75.5% a mais da vacina da Janssen, que é dose única”, explicou Chico.
Ele também concluiu dizendo que Cuiabá tem condições de aplicar 30 mil doses por semana: “Cuiabá com seis polos de vacinação tem capacidade de aplicar 5 mil doses de vacina por dia, ou 30 mil por semana, se recebesse dose suficiente para manter a dificuldade”, declarou Chico mandando o parlamentar fazer blitz no Governo Federal que não manda vacina.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).