O Colégio Eleitoral da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT definiu, nesta terça-feira (09.07), as listas tríplices para reitor e vice-reitor para o mandato de 2024 a 2028. Marluce Aparecida Souza e Silva, com 66,7% dos votos, ficou em primeiro lugar, mantendo o resultado da consulta à comunidade universitária, realizada no dia 02 de abril. Em segundo, ficou Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira, com 26,9%, e em terceiro, Liliane Capilé Charbel Novais, com 6,4%.
A lista tríplice para vice-reitor ficou com Silvano Macedo Galvão em primeiro lugar, com 74,2% dos votos; Marcia Leopoldina Montanari Corrêa em segundo, com 15,1%; e, em terceiro, José Ricardo de Souza, com 10,7 %.
A reunião foi presidida pelo reitor Evandro Aparecido Soares, teve a participação de conselheiros de todos os Conselhos Superiores da Universidade e foi transmitida ao vivo pela TVU.
O processo de elaboração das listas tríplices segue as normas previstas na legislação federal e nas Resoluções do Colégio Eleitoral. A consulta à comunidade universitária tem caráter informal, por isso o Colégio Eleitoral procede à organização das listas.
A votação foi feita pelo sistema eletrônico da universidade de maneira secreta, na qual cada conselheiro votou em apenas um nome para cada cargo a ser preenchido, ou seja, uma votação para reitor e outra para vice-reitor. Na votação do Colégio Eleitoral todos os votos dos conselheiros têm o mesmo peso.
A lista tríplice para reitor será encaminhada ao Ministério da Educação, para a nomeação pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, têm reforçado que a nomeação será sempre pelo primeiro da lista. Esta pode ser a última vez que a Instituição encaminha os três nomes. No final do ano passado, o Projeto de Lei 2.699/2011 foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê o fim da lista tríplice. Com a aprovação no Senado Federal, as universidades deverão indicar apenas o nome do reitor e vice-reitor mais votado para a nomeação.
Leia mais: Governador viaja para Portugal e Itália em jatinho do dono da União Química
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).