26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 30 de Novembro de 2013, 19:30 - A | A

Sábado, 30 de Novembro de 2013, 19h:30 - A | A

FIM DA MANOBRA

TCE acata denúncia contra Zaeli por contratação irregular de servidores em 2012 e determina que Walace se abstenha de realizar novas contratações temporárias

Além disso, os candidatos aprovados no concurso público de 2011, não foram nomeados pelo ex-gestor nos cargos que estão sendo ocupados pelos servidores temporários.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aceitou na sexta-feira (29.11) denúncia contra o ex-prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD)-, pela contratação de servidores de forma irregular durante sua gestão em 2012.

De acordo com a representação interna proposta pela Secretaria de Controle Externo de Atos de Pessoal do TCE (Secex), Zaeli contratou vários servidores temporários em 2012, e eles ainda estariam exercendo suas atividades em caráter permanente, ocupando vagas destinadas a servidores efetivos.

Segundo o relatório do TCE, Várzea Grande possui em seu quadro funcional cerca de 3.340 servidores contratados temporariamente, ocupando os seguintes cargos: assistente administrativo; assistente social; auxiliar de desenvolvimento infantil; auxiliar de enfermagem; auxiliar de laboratório de análises clínicas; cozinheiro geral; enfermeiro; faxineiro; gari; médico clínico; médico generalista; motorista de carro de passeio; motorista de furgão ou veículo similar; professor; entre outros.

Zaeli alegou em sua defesa que as provas dos autos não demonstram o nexo da sua conduta com a eventual irregularidade praticada, e que não ficou comprovado que as contratações não atenderam ao excepcional interesse público. No final da defesa requereu preliminarmente o arquivamento do processo.

Após análise da defesa, a Secretaria de Atos de Pessoal do TCE, concluiu que Zaeli além de realizar a contratação de servidor irregular - sem a realização de concurso público, o que afronta a Constituição Federal -, ainda não encaminhou ao Tribunal de Contas documento referente ao processo que selecionou os servidores temporários e nem da admissão deles.

Além disso, os candidatos aprovados no concurso público de 2011, não foram nomeados pelo ex-gestor nos cargos que estão sendo ocupados pelos servidores temporários.

O TCE multou o ex-prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves em R$ 570,57 e determinou que o atual prefeito, Walace Guimarães (PMDB), providencie a nomeação dos candidatos aprovados no último concurso, e que se abstenha de renovar e realizar novas contratações temporárias. Ambas as determinações devem ser cumpridas no prazo máximo de 120 dias.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760