O deputado federal, Abílio Júnior (PL-MT), propôs na Comissão de Desenvolvimento Urbano nesta quarta-feira (30.08) a criação de uma subcomissão para fiscalizar obras para implantação do BRT (Bus Rapid Transit), em Cuiabá e Várzea Grande. Ele, que iniciou sua fala solicitando uma audiência pública, decidiu ampliar sugerindo a criação de uma subcomissão.
Aliado político do governador Mauro Mendes (União), responsável pela mudança na escolha do VLT [Veículo Leve sobre Trilhos] para BRT, e, desafeto político do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), Abílio Júnior quer discutir o transporte público com a integração ao modal entre as duas cidades.
“Mais do que audiência pública, vamos ampliar, vamos criar uma subcomissão nossa para discutir sobre a integração do transporte público com esses meios, podemos incluir o BRT e o VLT [Veículo Leve sobre Trilhos] nesses meios. Poderíamos fazer essas audiências, também fazer a fiscalização in loco desses modais e também ver o que não deu certo nas outras cidades para evitar que isso volte a acontecer na cidade que estão sendo instalados agora”, solicitou Abílio Júnior.
O parlamentar mato-grossense irá presidir a subcomissão. Brunini, que é arquiteto urbanista, espera contribuir com uma solução. Ele deverá estabelecer um cronograma de atividades e visitas técnicas para monitorar de perto o desenvolvimento das obras do BRT em Mato Grosso. “Estudo sobre planejamento urbano já tem um tempo, tenho especialização em mobilidade urbana, eu acredito que sendo um profissional da área também posso contribuir com a comissão nesses debates.”
Abílio Júnior afirmou que a discussão com técnicos dos ministérios é necessária para que as cidades de Cuiabá e Várzea Grande tenham um projeto de integração entre o transporte público com o modal, trazendo transparência aos impactos entre as duas cidades. “Tá se falando em ampliação do trecho em Várzea Grande, para um percurso maior do que o planejado. (...)”, afirmou o deputado, que o debate também envolve os técnicos da Capital mato-grossense e da cidade vizinha.
Já o presidente da Comissão, deputado federal Acácio Favacho (MDB/AP), fez o compromisso de deliberar a reivindicação na próxima quarta-feira (06.09). “Tem o compromisso dessa presidência para a gente construir essa subcomissão e já, elaborado por vossa excelência, a gente deliberar na próxima sessão.”
Leia também: Contra mau cheiro, moradores de VG manifestam na AL/MT contra Graxaria da Marfrig
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).