O governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou ontem (18.12) em entrevista ao programa “Resumo do Dia” da TV Rondon – canal 5, oito nomes para compor o secretariado em 2013. De acordo com o governador, o Partido Social Democrático (PSD) do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, assumirá três secretarias.
A esposa do deputado, empresária Janete Riva (PSD) ocupará a pasta da Cultura na vaga de Vanessa Jacarandá. O vice-governador Chico Daltro (PSD) assumirá a Secretaria de Cidades no lugar de Gonçalo de Barros. Já o presidente da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), Meraldo Figueiredo de Sá, comandará a pasta de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.
O Partido Republicano (PR) garantiu quatro secretarias no staff de Silval. De acordo com o governador, o advogado César Zilio permanecerá no comando da Secretaria de Administração. O prefeito de Rondonópolis, Ananias Filho (PR), será o novo secretário de Esportes e Lazer no lugar de José Guaresqui.
Já Pedro Nadaf (PR) trocará a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração pela Casa Civil no lugar do ex-deputado José Lacerda (PMDB). Conforme o governador, Arnaldo Alves (PR) deixará a Secretaria de Transportes e Pavimentação Asfáltica. O novo substituto indicado pelo partido, será Sinézio de Oliveira.
Segundo Silval as mudanças nas Secretarias de Saúde e Educação devem acontecer apenas em janeiro. Para a saúde, a indicação é do Partido Progressista (PP), porém, a pasta está com problemas devido a uma série de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que, inclusive, recomendou ao chefe do Executivo o afastamento do titular, médico Vander Fernandes.
Na Educação, o governador relatou que deseja manter a pasta sobre o comando do Partido dos Trabalhadores, tendo em vista uma troca entre Ságuas Moraes pelo ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT). As demais secretarias, segundo Silval não sofreram mudanças.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).