15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 10 de Julho de 2017, 07:58 - A | A

Segunda-feira, 10 de Julho de 2017, 07h:58 - A | A

NA AL/MT

Seminário em Mato Grosso debaterá mudanças na Lei Kandir

Agência Câmara

A comissão especial que analisa propostas que modificam a Lei Kandir (Lei Complementar 87/96) realiza hoje mais um seminário regional, desta vez em Mato Grosso.

O colegiado que analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 221/98 e apensados, já realizou debate similar em Minas Gerais.

O evento foi solicitado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Para ele, a Lei Kandir iniciou a “bancarrota federativa”, mediante isenção da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que destruiu finanças estaduais. “Para tentar minimizar essa tragédia econômica neoliberal, os governos estaduais tiveram que continuar perdendo receitas como estratégia para atrair investidores. O caos tributário decorrente dessa guerra fiscal jamais foi superado”, completou.

O seminário será realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a partir das 9 horas.

A lei - A Lei Kandir isenta de ICMS as exportações de produtos primários e semielaborados. Até 2003, garantiu aos estados o repasse de valores para compensar perdas decorrentes da isenção de ICMS, mas, a partir de 2004, a Lei Complementar 115/02, embora mantendo o direito de repasse, deixou de fixar o valor. Com isso, os governadores precisam negociar a cada ano com o Executivo o montante a ser repassado, mediante recursos alocados no Orçamento da União.

A Lei Kandir determina ainda que uma lei complementar normatize os repasses para compensar os estados com a perda da arrecadação tributária sobre a exportação de produtos e serviços. Essa norma, no entanto, ainda não foi regulamentada pelo Congresso. Por isso, em novembro passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Parlamento aprove, em 12 meses, a lei com essa compensação.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760