26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 14 de Agosto de 2018, 10:42 - A | A

Terça-feira, 14 de Agosto de 2018, 10h:42 - A | A

parecer contrário

Sem número de assinaturas suficientes, procuradoria da AL “barra” CPI dos Grampos

Lucione Nazareth/ VG Notícias

Montagem

Wilson

Wilson Santos (PSDB) e Janaína Riva (MDB) autores dos pedidos de CPI dos Grampos

A Procuradoria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) concedeu parecer contra a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar os grampos ilegais em Mato Grosso e que tiveram como “alvos” políticos, advogados e até desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT).

De acordo com o parecer da Procuradoria, atualmente existem três CPI’s em funcionamento na Casa de Leis, que segundo o Regimento Interno do Legislativo, são necessários dois terços de assinaturas (16) dos deputados para abrir uma 4ª Comissão Parlamentar de Inquérito. Hoje estão em funcionamento a CPI que investiga cartas de crédito do Ministério Público; a dos empréstimos consignados; e uma terceira que apura a arrecadação e a destinação dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Os deputados Wilson Santos (PSDB) e Janaina Riva (MDB) pediram a instalação da CPI dos Grampos que deve investigar as denúncias de interceptações telefônicas clandestinas envolvendo coronéis da Polícia Militar e o ex-secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques e o governador Pedro Taques (PSDB). No pedido de Wilson constam sete assinaturas, e no de Janaína apresentam 10 assinaturas.

Na sessão plenária da AL/MT nesta terça-feira (14.08), Janaína Riva requereu que seja arquivada a CPI do Ministério Público, instalada em novembro de 2015. Segundo ela, até o hoje não ocorreu nenhuma reunião ou espécie de investigação para apurar o caso das cartas de crédito.

O pedido foi uma espécie de “manobra” da emedebista já que com o arquivamento da CPI do MP passava a constar apenas duas Comissões Parlamentares de Inquérito, e desta forma o seu pedido de CPI do Grampos, no qual conta com 10 assinaturas, seria aprovado pelo parlamento.

Na sessão, o presidente da AL/MT, deputado Eduardo Botelho (DEM), disse que não poderia arquivar a CPI, mesmo entendendo que a CPI do MP até agora não realizou nenhum tipo de investigação.

Além disso, Botelho devolveu os pedidos de CPI dos Grampos, uma para Wilson Santos e outra para Janaína Riva para que eles tentassem conseguir o número de assinaturas necessárias, as 16, para que assim o Legislativo investigue as denúncias de interceptações telefônicas clandestinas em Mato Grosso.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760