Reprodução/YouTube
“Quem pegou o vírus, esse não se discute, esse está vacinado”, disse o presidente
O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nessa quinta-feira (17.06), em sua live semanal, que a imunização contra a Covid-19 é mais eficaz se for infectado pelo vírus do que vacinado. Contudo, não há nenhuma comprovação científica que justifique essa teoria. “Muita gente que já pegou o vírus está vacinado”, ressaltou o presidente.
No Brasil e em vários países do mundo, os casos de reinfecção pelo coronavírus já foram detectados. Há também casos de contaminação após ter tomado uma das doses da vacina. Isso porque as vacinas precisam de um tempo para criar anticorpos no corpo aplicado.
Leia Mais: Covid: Butantan entrega mais 2 milhões de doses da vacina Coronavac
Na live, Bolsonaro tentou explicar que as vacinas são feitas com um vírus morte que é injetado no corpo para produção de anticorpos. O exemplo citado pelo presidente é usado na vacina CoronaVac. As vacinas da Pfizer e AstraZeneca utilizam outras biotecnologias.
“Eu já estou vacinado, entre aspas”, disse o presidente justificando porque já foi contaminado pela Covid. “Quem pegou o vírus, esse não se discute, esse está vacinado”, completou Bolsonaro.
Em entrevista ao a infectologista Andreia Nery do Hospital Universitário Júlio Muller afirmou que as vacinas é a forma mais eficiente de combater o vírus e conter a pandemia.
Leia Mais: Pesquisadora diz que cepa indiana deve chegar em Mato Grosso e pode agravar pandemia
“As vacinas protegem as pessoas de morrer da doença e não de pegar a doença. Não existe na história uma vacina que dê 100% de imunidade para os vírus. É preciso reforçar as medidas de biossegurança, porque a situação pode piorar”, destacou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).