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Política Segunda-feira, 17 de Março de 2025, 16:53 - A | A

Segunda-feira, 17 de Março de 2025, 16h:53 - A | A

SEGUE O IMBRÓGLIO

Secretário admite não ter prazo para conclusão das obras do BRT

“Andamento depende de TCE e MP”, diz secretário

Arielly Barth/VGN

O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Padeiro, afirmou nesta segunda-feira (17.03) que ainda não há previsão para a conclusão das obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT). Segundo ele, o avanço depende de análises burocráticas realizadas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ainda assim, Padeiro acredita que as obras possam ser concluídas durante a atual gestão do governador Mauro Mendes (União).  

A declaração ocorreu durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), convocada pelo deputado Lúdio Cabral (PT).

“O Ministério Público e o Tribunal de Contas estão fazendo as análises necessárias, e quanto mais rápido responderem, melhor. [...] Esperamos que, dentro deste governo Mauro Mendes, consigamos concluir todas as obras. O corredor mais fácil de ser concluído é o do Terminal do CPA até o Terminal do Aeroporto”, explicou o secretário.

Sobre os atrasos nas obras na capital, Marcelo Padeiro atribuiu parte da responsabilidade à gestão anterior do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Segundo ele, a administração de Pinheiro criou "insegurança jurídica", prejudicando o andamento das obras.

“Se você não tem segurança jurídica, tem um problema sério. Você amanhece, passa a tarde e anoitece com problemas”, destacou o secretário.

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No início de fevereiro, o contrato com o consórcio responsável pelas obras em Cuiabá e Várzea Grande foi rescindido por descumprimento de obrigações contratuais. Após um rompimento amigável, a empresa comprometeu-se a concluir os serviços necessários para garantir a trafegabilidade na avenida do CPA no prazo de 150 dias. Caso o acordo não seja cumprido, está prevista uma multa de R$ 52 milhões.

O governador Mauro Mendes informou que planeja contratar mais de uma empresa para a execução das obras, dividindo os serviços em lotes, o que permitiria maior agilidade e especificidade nas entregas.

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