16 de Setembro de 2024
16 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 01 de Setembro de 2024, 08:00 - A | A

Domingo, 01 de Setembro de 2024, 08h:00 - A | A

Eleição em Cuiabá

"PT estendeu a mão e não deixou PV desaparecer", diz Gleisi Hoffmann

Hoffmann foi questionada sobre a resistência de alguns candidatos a vereadores do PV

Adriana Assunção/VGN

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, apontou a dificuldade em organizar coesão dos candidatos do Parido Verde (PV), que ainda resistem em acompanhar as candidaturas da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) formada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Verde (PV).

Em visita a Cuiabá, Hoffmann foi questionada sobre a resistência de alguns candidatos a vereadores do PV – que não querem – pedir votos ao candidato a prefeito da Capital, Lúdio Cabral (PT).

“Começamos com a federação há três anos, fará quatro anos que vem, então é difícil, nem sempre você consegue organizar. Agora é importante puxar, é importante cobrar. É importante exigir que estejamos juntos, porque afinal, se eleger, será por conta de participar da federação”, argumentou Hoffmann.

Para Gleisi, o Partido Verde precisa relembrar o motivo da criação da federação. Segundo ela, a federação manteve a existência do PV com ajuda do Partido dos Trabalhadores.

“É sempre bom lembrar que o PV – sobreviveu a tudo que sobreviveu – porque nós fizemos uma federação. Sou muito grata a eles também. Eu acho que é importante, mas o PT estendeu a mão e não deixou a sigla desaparecer. Se não tivesse feito isso, nós não teríamos siglas como o PV na representação do fundo partidário”, declarou a presidente do PT.

Apesar das dificuldades em construir uma coesão, Hoffmann reconhece que a federação ainda é uma novidade para o PV. Ela avalia que a dificuldade aumenta ainda mais na eleição municipal. O PCdoB, o PT e o PV formaram a Federação Brasil da Esperança em maio de 2022 e, durante os quatro anos da próxima legislatura (2023-2026), as agremiações atuarão em conjunto como um único ente partidário.

“A eleição de 22 foi a primeira estadual e nacional, ela foi mais simples do que essa. Tinha um pouco mais de coesão entre as forças. Agora não, temos muitas diferenças. Imagina, o PT está em mais de 3 mil municípios, o PV em pouco mais de 700. O PC do B em pouco mais de mil municípios. O PCdoB e o PT já caminham juntos há mais tempo. Mas o PT e o PV são uma experiência mais nova de caminhada”, declarou.

Leia também: Gleisi Hoffmann diz que pode trazer Lula no primeiro turno para apoiar Lúdio em Cuiabá

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760