05 de Novembro de 2024
05 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023, 10:15 - A | A

Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023, 10h:15 - A | A

De 21 para 23

Presidente da Câmara de VG é contra aumento do número de vereadores; proposta vai à 2ª votação

Pedrinho afirma que defende a redução do número de vereadores, em razão da falta de estrutura para abrigar o número de parlamentares

Adriana Assunção/VGN

O presidente da Câmara de Várzea Grande, Pedro Paulo Tolares, popular Pedrinho (União) afirmou ser contrário ao aumento do número de vereadores de 21 para 23. A proposta já aprovada, em primeira votação, foi apresentada pelo vereador Jânio Calistro (União). O Projeto de Emenda à LOM 2/2023 considera o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresentou em sua última atualização 300.078 habitantes em Várzea Grande.

“Eu posicionei contrário ao projeto, quem capitaneou a ideia foi o vereador Jânio Calistro, e como é uma alteração na Lei Orgânica do Município requer no mínimo oito assinaturas conjuntas. Ele buscou 16 assinaturas e apresentaram o projeto coletivo. Com parecer das Comissões, o projeto foi votado em 1ª votação e nosso regimento estabelece duas votações e deve retornar, no prazo de 10 dias, para apreciação novamente”, declarou Tolares.

Pedrinho afirmou que defende a redução do número de vereadores, em razão da falta de estrutura para abrigar o número de parlamentares. Segundo ele, a esperança é que o antigo prédio do Ministério Público retorne ao município, porém, o pleito do município ainda não foi oficializado.

“Nós não temos sede própria, estamos em um prédio alugado. Tínhamos a sede própria e nessa sede já não comportava a atual demanda de 21 vereadores e mesmo se reformasse o antigo prédio não comportaria. Eu acredito que a solução para nós vereadores é lutarmos para retornar o prédio do Ministério Público para podermos ampliar”, declarou Pedrinho.

Questionado se haverá aumento no valor do duodécimo, Tolares afirmou que os recursos utilizados com 21 vereadores serão os mesmos usados para 23. Neste caso, enfatizou, que a Câmara terá que economizar. “Teremos que fazer reduções de alguns gastos. O aumento em vagas não vai ter prejuízo financeiro para o município. O mesmo duodécimo que é repassado hoje, e é o mesmo que vai continuar com 23 parlamentares. A Câmara tem que reduzir gastos para poder suprir essa nova demanda”, declarou o vereador.

Leia mais: Câmara de Vereadores de VG aprova aumento de vagas para próxima legislatura

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760