por Thaiza Assunção/VG Notícias
O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede Várzea Grande (Sintep/VG) decretou greve por tempo indeterminado na última sexta-feira (10.05) no município, no entanto, muitas escolas não aderiram à determinação do Sindicato e trabalharam normalmente nesta segunda-feira (13.05) e poucas participaram da manifestação conduzida pelo Sintep/VG na Prefeitura municipal.
Os diretores das escolas municipais relatam que não há mais datas possíveis para repor as aulas se aderirem à greve, por conta da paralisação realizada no início do ano letivo pela categoria. De outro lado, o Sindicato afirma ser necessário que todas as escolas paralisem as atividades para que o Poder Executivo municipal tome providências nas reivindicações da classe.
A categoria cobra a adoção do piso salarial no valor de R$ 1.937 para o nível médio e R$ 2.903 para nível superior. Além da revisão do Plano de Carreira e Revisão do Enquadramento dos servidores da Educação de 2010, a convocação dos candidatos aprovados no último concurso e pagamento dos salários atrasados para os servidores contratados.
A categoria cobra ainda, a manutenção na infraestrutura das escolas, alimentação escolar, profissionalização dos servidores da área e a aplicação de 30% dos recursos arrecadados na Educação, como previsto na Constituição Municipal.
Em entrevista ao VG Notícias, o presidente Sintep/VG, Gilmar Soares disse que o prefeito Walace Guimarães (PMDB) e o secretário municipal de Educação Jonas Silva se comprometeram em apresentar uma proposta para a categoria ainda hoje.
De acordo com Gilmar, o Sindicato rejeitou os documentos apresentados pela Prefeitura e pela Secretaria de Educação em 09 de maio, pois segundo ele, os prazos apresentados foram muito longos e alguns pontos deixaram dúvidas com relação estruturante da pauta de reivindicação.
Ele acredita que agora o prefeito e o secretário vão analisar melhor a pauta de reivindicação para apresentar melhorias para a categoria. Caso isso não ocorra, segundo Gilmar, a greve permanecerá.
Vale destacar, que o executivo prometeu pagar amanhã (14.05) os contratados que estão com salários atrasados, além de 1/3 de férias dos profissionais. “É um compromisso que eles têm com os servidores e deve ser cumprido” avaliou Gilmar.
O presidente do Sintep/VG disse ainda, que a categoria planeja participar em forma de protesto do desfile cívico do aniversário de Várzea Grande, no dia 15 de maio. “Esperamos que todos os servidores participem desse ato, para que a educação em Várzea Grande seja tratada como primordial no município” finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).