08 de Janeiro de 2025
08 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014, 08:40 - A | A

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014, 08h:40 - A | A

Pela primeira vez desde a redemocratização, Senado iniciará legislatura sem Sarney

Ex-presidente encerra carreira sem sucessor e derrotado em seu berço político: o Maranhão

R7

Pela primeira vez em 25 anos de democracia, o Congresso Nacional vai iniciar uma legislatura sem a presença do senador José Sarney (PMDB-AP). Aos 84 anos, Sarney encerrou sua carreira política depois de concorrer e vencer todas as eleições com voto direto que foram realizadas após a redemocratização do País.

Mas, mesmo sem disputar diretamente as eleições de 2014, o ex-presidente da República saiu derrotado politicamente, sem conseguir eleger o sucessor de sua linhagem política no Maranhão – justamente o berço político da família Sarney.

Após cerca de 50 anos de domínio do clã Sarney no Estado, o candidato de oposição, Flávio Dino (PCdoB), foi eleito governador em primeiro turno. Com 1,8 milhão dos votos, ele desbancou Lobão Filho – que tinha o apoio da atual governadora, Roseana Sarney, e de todos os aliados políticos da família.

O motivo apresentado para justificar a aposentadoria de Sarney é a saúde debilitada da esposa dele, Marly. Mas, nos bastidores, a informação é de que Sarney encerrou a carreira política para não sofrer a primeira derrota nas urnas.

O porta-voz de Sarney na época em que ele era presidente, Fernando César Mesquita, diz que o senador está magoado com a derrota política de seus sucessores e com a condução da campanha no Maranhão e no Amapá – Estado que ele representa no Senado. Segundo Mesquita, houve traições e por isso Sarney deve estar ressentido.

— Eu era a favor de que ele não se candidatasse porque seria uma luta de muito baixo nível no Amapá, seria muito difícil para ele enfrentar tudo isso na idade em que está. Ele ficou mexido com a derrota [no Maranhão], está muito magoado.

Para o cientista político da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Ricardo Ismael, ainda que o motivo da aposentadoria seja fugir de uma derrota eleitoral, isso não mancha a trajetória de Sarney. De acordo com o professor, o senador tem um currículo extenso e representativo na política brasileira.

— Se formos olhar o currículo do Sarney, foi marcado por momentos que dispensam comentários. Ele foi extremamente vitorioso. Está encerrado um capítulo, ele poupou-se de ter uma derrota, mas isso não é demérito nenhum.

O especialista avalia ainda que, até pela idade, Sarney já estava naturalmente sendo substituído nos papéis de liderança dentro do PMDB. Segundo o cientista político, a ausência dele terá pouco impacto no momento atual do Congresso porque o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) deve ocupar a função que era de Sarney.

— Foi Sarney quem avalizou a parceria entre o Planalto e o Senado nos governos Lula e Dilma. Eu acho que, em um curto prazo, o Renan é um substituto natural nessa relação entre PMDB no Senado e o governo do PT, caso Dilma seja reeleita.

Para o amigo e ex porta-voz, Sarney será sempre respeitado dentro da política, mas acredita que agora ele vai abandonar completamente os palanques eleitorais.

— Ele será sempre ouvido, mas vai se desvincular da política. A dona Marly tem problema de coluna, já fez cirurgias e não está bem. Ele vai se dedicar a ela, aos filhos e aos netos, ele é muito família.

Mesquita afirma que Sarney era consultado no Senado até para indicar remédios aos colegas. Leitor voraz e interessado por medicina, o senador adora pesquisar bulas de medicamentos e conhece as fórmulas e seus efeitos colaterais. Qualquer mal-estar era logo solucionado por uma indicação de Sarney.

O interesse pelos assuntos médicos também reflete na própria saúde do senador. O ex porta-voz conta que a mesa pessoal de Sarney é sempre cheia de vidros de suplementos e vitaminas.

— Agora isso é moda, mas ele toma há muitos anos. Por isso a saúde dele é ótima e ele continua totalmente lúcido aos 84 anos de idade.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760