O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), desembargador Márcio Vidal disse que trabalhará para promover “eleições limpas” em 2018, e que o eleitor tem parcela de “culpa” nos escândalos políticos que o país enfrenta, devido suas más escolhas ao eleger um político para ocupar cargo público.
O desembargador, que tomou posse nesta segunda-feira (17.04) como presidente do TRE/MT, em seu discurso lembrou os escândalos políticos que estão tomando conta do noticiário nacional e internacional, como é caso dos crimes políticos investigados na Operação Lava-Jato e que inclusive envolve políticos de Mato Grosso, e apontou que os ilícitos cometidos por eles têm parcela de culpa do eleitor, que segundo ele, “não soube escolher o seu candidato na hora de votar”.
Vidal alertou os eleitores de Mato Grosso sobre os escândalos, e orientou que todos na hora de votar “escolham melhor” seu candidato para que fatos como estes (desvio de dinheiros, pagamento de propina e outros ilícitos) que circulam atualmente na mídia local, nacional e internacional, não volte acontecer.
Ainda relacionado à crise política, e também a crise econômica que o país enfrenta atualmente, o magistrado declarou defender a convocação de uma “Assembleia Constituinte” para encontrar soluções para os problemas, e também para reestruturação do sistema político do Brasil, que de acordo com Vidal, está ultrapassado.
Sobre as ações que devem executar a frente da Corte Eleitoral de Mato Grosso, Márcio Vidal revelou que pretende implantar sistema de controle interno e externo no TRE/MT todos conectados, como também melhorar o sistema informatizado do órgão.
O magistrado apontou ainda que tem como objetivo desenvolver mais ferramentas voltados a participação do eleitor no sistema de fiscalização e denúncias de possíveis crimes eleitorais, e que trabalhará para promover “eleições limpas” em 2018.
Vale lembrar que nas eleições de 2018 a Justiça Eleitoral de Mato Grosso lançou dois aplicativos voltados ao cidadão denunciar possíveis ilicitudes por parte de candidatos, sendo eles: aplicativo Pardal e o Caixa Dois.
Importante destacar que Marcio Vidal irá presidir o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para o biênio 2017/2018. O desembargador Pedro Sakamoto tomou posse como vice-presidente, e o desembargador Luiz Ferreira corregedor do TRE-MT.
Assembleia Constituinte – É um órgão colegiado que tem como função redigir ou reformar a constituição, a ordem político-institucional de um Estado, sendo para isso dotado de plenos poderes ou poder constituinte, ao qual devem submeter-se todas as instituições públicas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).