30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 04 de Julho de 2024, 09:22 - A | A

Quinta-feira, 04 de Julho de 2024, 09h:22 - A | A

GÁS DE FOLHELHO

Mendes veta projeto que proíbe exploração de gás que impacta a saúde e o meio ambiente

O gás de folhelho estão nas bacias de Parecis em Mato Grosso

Adriana Assunção/VGN

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) vetou integralmente o Projeto de Lei nº 1674/2023, que proíbe a exploração do gás de folhelho, conhecido como gás “de xisto”, ou outros gases não convencionais pelo método de fratura hidráulica. O gás de folhelho estão nas bacias de Parecis em Mato Grosso, Parnaíba entre Maranhão e Piauí, Recôncavo na Bahia, Paraná entre Paraná e Mato Grosso do Sul e São Francisco entre Minas Gerais e Bahia.

O deputado Diego Guimarães (Republicanos), autor do projeto, alerta para riscos ambientais, à saúde humana e possíveis tremores de terra, além da contaminação de lençóis freáticos e gasto de água em grandes quantidades.

Em sua justificativa, o deputado Diego cita como objetivo a proteção das reservas naturais de água, bem como, resguardar a sustentabilidade da agricultura. “Principal expoente da economia mato-grossense, sobretudo ao passo em que a técnica implica em alto consumo de água, que pode chegar a 15 milhões de litros cúbicos por poço.”

O veto governamental com base no parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) opinou pela inconstitucionalidade formal por usurpação da competência da União Federal para legislar sobre energia, jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia. “Visto que pretende a regulamentação da atividade de exploração em si, proibindo a exploração do gás de folhelho, ou outros gases não convencionais, pelo método de fratura hidráulica”

Também foi apontado inconstitucionalidade material considerando que a pesquisa e lavra das jazidas de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos, sua importação e exportação, bem como, o transporte, são monopólio da União Federal.

Leia também: Moradores de VG são presos transportando droga no interior de MT

 
 
 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760