Foto por: Christiano Antonucci
Com as contas ajustadas, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) anunciou a virada de página nas contas do Estado
Com as contas ajustadas, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) anunciou a virada de página do Estado, que “saiu da nota C direto para nota A” no Tesouro Nacional.
Segundo Mendes, Mato Grosso recupera a “fama” de "bom pagador", o que permite adquirir empréstimos com juros mais baixos avalizados pela União.
A "virada de página" se deve porque Mato Grosso estava com dívidas de R$ 3,5 bilhões no início de 2019.
“Vai sobrar dinheiro. O Estado recuperou a sua capacidade de investir. Agora Mato Grosso está amparado pelo Tesouro Nacional, o Estado é nota A, para ser nota A temos que ter três indicadores que determinam a nota geral, indicador I – capacidade de endividamento, indicador II – poupança corrente, ou seja, a despesa corrente e a receita corrente ajustada e o Indicador II liquidez, disponibilidade de caixa”, explicou Mendes.
Entre as ações para consertar o Estado, Mendes destacou a Reforma administrativa, cortes de gastos, renegociações de dívidas, combate à sonegação, novo Fethab, revisão dos incentivos fiscais e LRF estadual.
Mendes lembrou que quando assumiu o Estado foi chamado de 'louco' por deixar a iniciativa privada para mergulhar num Estado que “naquele momento parecia quebrado”. O governador relatou que em janeiro de 2019 a realidade do Estado “era de obras paradas, viaturas encostadas, salários atrasados e nota baixa no Tesouro Nacional.”
Leia mais: Coletiva do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes
Foram destacados durante a coletiva, que apenas Mato Grosso e mais dois Estados brasileiros têm "Nota A" o que significa que a saúde fiscal de MT está positiva; o Estado tem a garantia da união para novos investimentos e o status de bom pagador propicia melhores negociações.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).