Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Governador Mauro Mendes (DEM) e a Cooperativa Agropecuária do Povo Indígena Haliti
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) anunciou que irá apoiar a produção dos povos indígenas e criar um fundo de financiamento para oportunizar o acesso às linhas de crédito nos bancos.
O anúncio foi feito ontem (13.07), após reunião com representantes do povo Paresi e da Cooperativa Agropecuária do Povo Indígena Haliti-Paresi (Cooparesi), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
“Tenho que reconhecer em primeiro momento, que o Governo do Estado sabe desse grande e excelente exemplo. Eles estão trabalhando construindo a sua sustentabilidade e construindo a partir do seu trabalho a sua alimentação numa forma diferenciada. Os povos dos Paresis hoje é um exemplo para Mato Grasso e hoje eles apresentaram um projeto para ampliar essa produção, indústria de etanol de batata, criar um centro tecnológico para desenvolver novas atividades e também ampliar o conhecimento para outros povos indígenas que queira conhecer esse grande exemplo de trabalho e produção dos povos indígenas”, declarou Mendes.
Leia mais: Comitiva do governador leva cestas básicas e cobertores aos indígenas Kamaiurá e Yawalapiti
O cacique Raoni Paresi líder aldeia Wazare e o diretor financeiro da Cooparesi, Genilson Kezomae, também exaltaram a ação da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes realizado por meio do Programa Social SER Cidadão Indígena.
“O que ela vem fazendo nas etnias é incrível e nos sentimos muito confortável de uma certa forma abençoado com a presença já de três a quatro meses em nosso território. Continue dessa forma governador, é um trabalho diferente que está fazendo”, declarou Genilson Kezomae.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).